MARCO CALEJO
HOME OFFICE
Na tarde desta terça-feira (29/6), vereadores participaram da Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo. Seguindo a ordem alfabética, parlamentares tiveram a oportunidade de discursar sobre temas de livre escolha. Também foram feitos comunicados de liderança.
Na abertura dos trabalhos de hoje o presidente do Legislativo paulistano, vereador Milton Leite (DEM), disse que na sessão desta quarta a Câmara deve discutir em segundo turno um substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 388/2021, do Executivo. A iniciativa cria um programa para disponibilizar absorventes descartáveis às alunas das escolas municipais.
Milton explicou que o texto final está sendo elaborado em comum acordo, já que vereadoras apresentaram sugestões ao PL. “A proposta inicial é de educação, que é orçamento próprio, e algumas vereadoras querem agregar orçamento da saúde. Aí é diferente o projeto. Cabe ao governo discutir essa matéria”.
Logo após a manifestação inicial, Milton Leite passou a presidência da sessão para o vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS).
Vacina contra a Covid-19
O vereador Paulo Frange (PTB) repercutiu estudos científicos realizados no Reino Unido, que mostram eficácia na combinação de doses de diferentes fabricantes. De acordo com Frange, os resultados foram positivos. “Lá, eles começaram utilizando a vacina AstraZeneca na primeira dose e em seguida a segunda dose da Pfizer”.
O parlamentar disse ainda que a combinação de doses também pode ser feita no Brasil. “Nós, com certeza, poderemos mais a frente estar utilizando dessa informação para que a gente não pare de vacinar com a segunda dose quando falta a segunda dose que nós usamos”.
Tratamento pós-coronavírus
Já o vereador Gilson Barreto (PSDB) falou sobre a Lei n° 17.567, de 8 de junho de 2021, de sua autoria. O parlamentar explicou que a norma está sendo colocada em prática na cidade de São Paulo, para oferecer tratamento às pessoas que ficaram com sequelas após contrair a Covid-19. “Para que o Executivo coloque nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nas instituições de saúde, os profissionais para atender as questões do pós-Covid. A gente calcula que aproximadamente 80% das pessoas que tiveram Covid ficaram com alguma sequela”.
Auxílio emergencial
A vereadora Luana Alves (PSOL) pediu para que a Câmara inicie uma discussão sobre a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial na capital paulista. “Eu gostaria que a gente começasse a pensar em uma data, em um cronograma para votar a prorrogação desse auxílio emergencial municipal, porque a crise está muito longe de acabar, o desemprego segue muito alto em São Paulo e a perda renda também segue alta”.
Em outro ponto do discurso, a vereadora chamou a atenção dos parlamentares para a Operação Saturação, realizada pela Polícia Militar para combater a criminalidade na comunidade de Paraisópolis, Zona Sul da cidade.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (30/6), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista aqui à Sessão Plenária de hoje.