A equipe da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), sob o comando da delegada Elizabeth de Paula, titular da unidade policial, cumpriu na tarde de segunda-feira (1º/7), por volta das 14h, mandado de busca e apreensão em nome de um jovem de 19 anos, em razão de descumprimento de medida socioeducativa estabelecida em audiência de execução.
De acordo com a autoridade policial, o jovem foi preso no dia 26 de junho deste ano, por porte ilegal de arma de fogo, e estava sendo liberado de unidade prisional, onde cumpria pena, mediante o uso de tornozeleira eletrônica, porém possuía em aberto, em nome dele, mandado de busca e apreensão, expedido no dia 19 de fevereiro deste ano, pelo juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas.
“Quando era adolescente, esse indivíduo cumpriu duas ações socioeducativas, sendo uma por homicídio e a outra por tráfico de drogas. Ele deixou de cumprir medida socioeducativa estabelecida em audiência de execução e, por este motivo, o magistrado expediu um mandado de busca e apreensão em nome desse elemento”, explicou a delegada.
Assim que os policiais civis da Deaai tomaram conhecimento de que o jovem iria ganhar liberdade do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde cumpria pena pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, foram até o Centro de Recebimento e Triagem (CRT) da unidade prisional e cumpriram a ordem judicial em nome dele.
O rapaz foi conduzido à Deaai, onde foram realizados os trâmites legais. Ao término dos procedimentos cabíveis na especializada, o elemento será encaminhado à Unidade de Internação Provisória (UIP), localizada na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, onde deverá cumprir medida socioeducativa.