sábado, maio 31, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe ação da prefeitura de valorização à vida

por marceloleite
11 de setembro de 2021
no Amazonas
0
Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe ação da prefeitura de valorização à vida
0
Compartilhamentos
10
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 10/9, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma ação de sensibilização à vida, na cabeceira da ponte Jornalista Phelippe Daou – conhecida popularmente como ponte Rio Negro – na Compensa, zona Oeste. Além de ser um dos cartões-postais de Manaus, o local é um dos principais pontos escolhidos por quem resolve abreviar a vida.
 

 
Dados apontam que a cada quatro dias são registradas ocorrências entre tentativas e suicídios em Manaus. Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, anualmente, em torno de 12 mil casos de suicídio são registrados, e 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso de substâncias.
 
“Nós estamos sensibilizando a população no que diz respeito à prevenção ao suicídio. Estamos aqui pela valorização da vida e esse ato é uma forma de chamar a atenção de toda a população para esse problema de saúde pública. Nós, da assistência social, não estamos isentos desse trabalho, pois precisamos identificar essas pessoas, fazer uma escuta qualificada e trazê-las para um processo de acompanhamento”, enfatiza a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.
 
A Semasc atua com assistentes sociais e psicólogos que trabalham com diferentes públicos, como crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos, que muitas vezes podem manifestar a necessidade de um acompanhamento psicossocial. Entre as unidades de atendimento ao público estão os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os serviços de acolhimento e abrigos.
 
“Nós estamos abrindo a campanha do Setembro Amarelo com esse ato público de valorização da vida. A ponte tem sido palco das vidas ceifadas pela depressão, pelo pânico, pela falta de vontade de viver e estamos aqui trabalhando e informando, antes de tudo, que as pessoas podem buscar ajuda por meio do 188, que é um contato de ajuda, que pode ser acessado a qualquer momento”, informa a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.
 
O Centro de Valorização da Vida (CVV), desde 2015, possui o número de telefone 188, que funciona como um disque de prevenção ao suicídio. As ligações são gratuitas.
 
A ação também contou com colaboradores do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, localizado na Compensa, que juntamente com a Semasc chamaram a atenção dos populares que circulavam pela ponte – que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão – para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
 
Campanha
 
A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, em 2015, pelo CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha é considerada de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.
 
As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maior parte das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.
— — —
Texto – Fabiana Araújo / Semasc
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
 
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWAxmrG
 
The post Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe ação da prefeitura de valorização à vida appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

PUBLICIDADE
Assuntos: AdministraçãoPMMPrefeitura Municipal de Manaus
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Sexta-feira, 10/9

Sexta-feira, 10/9

Recommended

Em Ipixuna e Boca do Acre, PMAM detém quatro pessoas e apreende armas de fogo e entorpecentes

Em Ipixuna e Boca do Acre, PMAM detém quatro pessoas e apreende armas de fogo e entorpecentes

4 anos ago
Audiência pública discute projeto de regularização de imóveis

Audiência pública discute projeto de regularização de imóveis

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia