Pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B foi publicada na revista ‘O Melhor de S. Paulo – Serviços’, da Folha de S. Paulo
O Programa Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo foi eleito pelo Instituto Datafolha o “Melhor Serviço Público de SP” pelo quinto ano consecutivo. A pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B em todas as regiões de São Paulo foi publicada na revista ‘O Melhor de S. Paulo – Serviços’, da Folha de S. Paulo, na edição deste domingo (28).
A revista destaca a qualidade do atendimento aos cidadãos e lembra que o programa, criado em 1997, conta hoje com 72 postos fixos em todo o Estado, além de uma unidade móvel que percorre as áreas mais distantes da Grande São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
A reportagem cita o Poupinha, assistente virtual criado em 2016 que já trocou mais de 200 milhões de mensagens e realizou mais de 9 milhões de agendamentos. E relata que, enquanto avança nos meios digitais, o Poupatempo mantém serviços como o ‘Escreve Cartas’, com voluntários que ajudam pessoas com dificuldades com a língua portuguesa a preencher formulários, preparar currículos “ou simplesmente escrever cartas”.
Desde 2015, quando o Datafolha iniciou a pesquisa espontânea sobre as marcas mais respeitadas no setor de serviços da cidade de São Paulo, o Poupatempo aparece como o melhor na categoria serviços públicos. Na opinião do superintendente Ernesto Mascellani Neto, o prêmio é resultado especialmente do esforço dos funcionários do Poupatempo, que são treinados para atender com eficiência e cortesia a todos os cidadãos, sem distinção.
“O Programa Poupatempo também investe em novas tecnologias para agilizar o atendimento”, destaca o superintendente da Prodesp, empresa estadual de tecnologia da informação responsável pela gestão do Poupatempo desde a sua criação.
Entre as inovações recentes estão o sistema de atendimento agendado em todas as unidades, a coleta eletrônica de imagens e impressões digitais, os totens de autoatendimento, aplicativos para celulares e o atendente virtual Poupinha, todas com o objetivo de aproximar o estado do cidadão e facilitar a emissão de documentos.
O Metrô de São Paulo, considerado o ‘Melhor Transporte Público’, aparece em empate técnico com o Poupatempo na área de serviços públicos. O Poupatempo melhorou o resultado na pesquisa deste ano, sendo citado por 11% dos entrevistados, contra 10% no ano passado.
Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 573 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo. Em 22 anos de existência 59,2 milhões de RGs, 29,7 milhões de CNHs e 14 milhões de Carteiras de Trabalho, entre inúmeros outros documentos.
Em outra pesquisa de avaliação externa divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de ótimo ou bom. A pesquisa anual de satisfação dos usuários, que serve para garantir a qualidade dos atendimentos e buscar melhorias no serviço, foi feita pela empresa P2A Gestão em Informação.
Atendimento com hora marcada
Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada. O Poupatempo conta com os seguintes canais de atendimento para quem precisa marcar dia e hora para ser atendido ou consultar informações e endereços:
Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br; Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo; Aplicativo no celular: SP Serviços; Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial.
Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM – veja os endereços aqui.
Pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B foi publicada na revista ‘O Melhor de S. Paulo – Serviços’, da Folha de S. Paulo
O Programa Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo foi eleito pelo Instituto Datafolha o “Melhor Serviço Público de SP” pelo quinto ano consecutivo. A pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B em todas as regiões de São Paulo foi publicada na revista ‘O Melhor de S. Paulo – Serviços’, da Folha de S. Paulo, na edição deste domingo (28).
A revista destaca a qualidade do atendimento aos cidadãos e lembra que o programa, criado em 1997, conta hoje com 72 postos fixos em todo o Estado, além de uma unidade móvel que percorre as áreas mais distantes da Grande São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
A reportagem cita o Poupinha, assistente virtual criado em 2016 que já trocou mais de 200 milhões de mensagens e realizou mais de 9 milhões de agendamentos. E relata que, enquanto avança nos meios digitais, o Poupatempo mantém serviços como o ‘Escreve Cartas’, com voluntários que ajudam pessoas com dificuldades com a língua portuguesa a preencher formulários, preparar currículos “ou simplesmente escrever cartas”.
Desde 2015, quando o Datafolha iniciou a pesquisa espontânea sobre as marcas mais respeitadas no setor de serviços da cidade de São Paulo, o Poupatempo aparece como o melhor na categoria serviços públicos. Na opinião do superintendente Ernesto Mascellani Neto, o prêmio é resultado especialmente do esforço dos funcionários do Poupatempo, que são treinados para atender com eficiência e cortesia a todos os cidadãos, sem distinção.
“O Programa Poupatempo também investe em novas tecnologias para agilizar o atendimento”, destaca o superintendente da Prodesp, empresa estadual de tecnologia da informação responsável pela gestão do Poupatempo desde a sua criação.
Entre as inovações recentes estão o sistema de atendimento agendado em todas as unidades, a coleta eletrônica de imagens e impressões digitais, os totens de autoatendimento, aplicativos para celulares e o atendente virtual Poupinha, todas com o objetivo de aproximar o estado do cidadão e facilitar a emissão de documentos.
O Metrô de São Paulo, considerado o ‘Melhor Transporte Público’, aparece em empate técnico com o Poupatempo na área de serviços públicos. O Poupatempo melhorou o resultado na pesquisa deste ano, sendo citado por 11% dos entrevistados, contra 10% no ano passado.
Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 573 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo. Em 22 anos de existência 59,2 milhões de RGs, 29,7 milhões de CNHs e 14 milhões de Carteiras de Trabalho, entre inúmeros outros documentos.
Em outra pesquisa de avaliação externa divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de ótimo ou bom. A pesquisa anual de satisfação dos usuários, que serve para garantir a qualidade dos atendimentos e buscar melhorias no serviço, foi feita pela empresa P2A Gestão em Informação.
Atendimento com hora marcada
Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada. O Poupatempo conta com os seguintes canais de atendimento para quem precisa marcar dia e hora para ser atendido ou consultar informações e endereços:
Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br; Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo; Aplicativo no celular: SP Serviços; Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial.
Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM – veja os endereços aqui.