quinta-feira, julho 31, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Prefeitura de SP escalona datas para vacinação contra Covid-19 e lança “Filômetro”

por marceloleite
15 de junho de 2021
no Sem categoria
0
Prefeitura de SP escalona datas para vacinação contra Covid-19 e lança “Filômetro”
0
Compartilhamentos
9
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

A partir desta terça-feira (15/6), a Prefeitura de São Paulo segue um escalonamento da vacinação contra Covid-19, dividindo as idades de acordo com os dias da semana. A mudança não altera o cronograma de imunização, mas distribui as pessoas para gerar filas menores e agilizar a aplicação da dose. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, durante entrevista coletiva nesta tarde.

PUBLICIDADE

A população entre 58 e 59 anos já começou a ser vacinada na última segunda-feira (14/6). O cronograma prevê que na quarta-feira (16/6) poderão ser vacinadas as pessoas com 56 e 57 anos. O grupo é estimado em 275 mil pessoas. Depois, na quinta-feira (17/6), entram no calendário as pessoas com 54 e 55 anos. O público é estimado em 290 mil pessoas.

Na sexta-feira (18/6), chega a vez das pessoas com 52 e 53 anos, estimadas em cerca de 306 mil pessoas. No sábado (19/6), será a vez das pessoas com 50 e 51 anos, também estimadas em 306 mil pessoas.

Repescagem

Na próxima segunda e terça-feira (21 e 22/6) será feita uma repescagem para dar nova chance aos pertencentes à faixa etária de 50 a 59 anos. Aqueles que perderem o dia específico na semana podem tomar a vacina depois.

Segundo o secretário Edson Aparecido, a divisão foi feita não só para evitar as aglomerações, mas porque as vacinas chegarão para o município de forma fracionada. A divisão será mantida até o dia 15 de setembro, data prevista para a conclusão da vacinação contra Covid-19 para os adultos maiores de 18 anos.

O pré-cadastro no site Vacina Já é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link. O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e também reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas.

Filômetro

Para evitar aglomerações, a Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira (15/6), o endereço eletrônico chamado De Olho na Fila. O “filômetro” reúne os postos de vacinação na cidade, com endereço e todos os dados, mostrando os locais onde há fila no momento e qual o tamanho dessa fila, permitindo a escolha do lugar onde o cidadão quer se vacinar.

Pelo site, é possível acessar informações de como está a vacinação nos postos criados para auxiliar no processo de vacinação contra a Covid-19 nas UBSs (Unidades básicas de Saúde) e postos fixos, posto volantes, drive-thrus e mega postos.

Para saber a situação dos postos das três categorias, basta clicar na de sua preferência e todos os endereços da modalidade aparecerão, acompanhados da situação em que se encontram as filas no local, o último horário em que a informação foi atualizada e uma classificação por cores.

Painel Covid-19

Outra novidade apresentada nesta terça-feira (15/6), foi o Painel Covid-19, uma ferramenta de transparência ativa para o monitoramento dos indicadores da pandemia na cidade que pode ser acessada clicando aqui.

Na página, o munícipe pode acompanhar, por meio de um painel interativo, dados epidemiológicos, de assistência, vacinação, além dos mapas de incidência da pandemia na cidade.

Até a última segunda-feira (14/6), já haviam sido aplicadas 5.648.085 doses do imunizante contra o coronavírus na capital. Desse total, 3.974.27 foram de primeira dose e 1.673.812 de segunda dose.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta terça-feira (15/6), a capital paulista totalizava 31.874 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.218.445 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo nesta terça é de 79%.

Já o índice de isolamento social na cidade de São Paulo nesta segunda-feira (14/6) foi de 38%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 2

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen contra a Covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC.

A aprovação ocorre após a publicação da informação de que doses previstas para este mês têm prazo de validade até dia o 27. Um lote de 3 milhões de doses estava previsto para chegar nesta segunda (14/6), mas foi adiado.

A decisão respondeu a um pedido da farmacêutica, subsidiária do grupo Johnson & Johnson, protocolado no dia 10 de junho. A Janssen possui autorização para uso em caráter emergencial no Brasil.

Em nota, a Anvisa afirma que a medida foi baseada em “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da agência norte-americana (Food and Drug Administration – US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021”.

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Assuntos: Câmara Municipal de São PauloEstado de São Paulo
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

STJ e STF realizam primeiro dia de seminário conjunto sobre gestão eficiente de precedentes

Recommended

Prefeitura abre agendamento via WhatsApp para emissão de 2ª via do RG

Prefeitura abre agendamento via WhatsApp para emissão de 2ª via do RG

4 anos ago
Quinta Turma mantém ação que apura doação irregular da Odebrecht para campanha em São Carlos (SP)

Quinta Turma mantém ação que apura doação irregular da Odebrecht para campanha em São Carlos (SP)

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia