KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO
Jornalistas das rádios de São Paulo têm até a próxima terça-feira (13/5) para votar no 2º Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo, que premiará profissionais que atuam na cidade. Nesta primeira fase, é possível indicar os nomes dos profissionais em quatro categorias: âncora, repórter, comentarista e programa de radiojornalismo.
O prêmio é uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), com apoio do J&Cia (Portal dos Jornalistas) e de Hamilton Almeida, biógrafo do padre-cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, pioneiro do rádio no país. Em 1899, Landell de Moura fez a primeira transmissão de voz em ondas magnéticas no mundo, a partir de São Paulo.
O objetivo da premiação anual é destacar os profissionais reconhecidos por seus pares. “Apoiar e incentivar o radiojornalismo é uma das formas de combater tantas notícias falsas, as chamadas fake news, que circulam nas redes sociais. Faltam filtros, investigação da veracidade da notícia e presença do jornalismo, especialmente do jornalismo investigativo”, diz Eliseu Gabriel.
Uma comissão composta por representantes do J&Cia (Portal dos Jornalistas) e da Câmara Municipal será responsável pela apuração dos votos. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de entrega, marcada para o dia 10/6, no Salão Nobre da Câmara, com a presença dos finalistas e de convidados.
Os finalistas receberão diploma de participação. Os vencedores mais votados em cada categoria levarão para casa um troféu Ondas Landellianas, criado pelo designer Nelson Graubart.
Para acessar o link que permite participar da votação, basta clicar em http://twixar.me/BXRK