A Sessão Plenária desta quinta-feira (9) recebeu o presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Ênio Ferrarini, que, explicou, em uma Cessão de Tempo do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), os avanços tecnológicos pelos quais a Jucea está passando atualmente. Também foram destaques no Parlamento a negociação do governo com os professores em greve, a vacinação do HPV no Estado e a falta de medicamentos na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).
Ferrarini explicou que atualmente a Jucea passa por uma modernização no trâmite de abertura de empresas que passa a ser totalmente por meio eletrônico. “Estamos em uma fase de mudança, saímos de um período anacrônico, onde, até dezembro do ano passado, o cidadão demorava para abrir uma empresa. E hoje, em questão de 90 dias, o cidadão pode abrir uma empresa de forma automática e isso sem o uso do papel, porque tudo pode ser feito digitalmente, através da internet da sua casa”, explicou o presidente da Jucea.
Em sua fala Ênio Ferrarini destacou também as vantagens do novo sistema de atendimento para os habitantes do interior do Estado. “Então o cidadão do interior ganha muito com isso, não precisando mais vir à capital, na Junta Comercial, para fazer isso, tudo de forma 100% eletrônica”, explicou.
Pronunciamentos
Álvaro Campelo (PP) comentou a proposta do Governo do Estado apresentada aos professores em reunião na sede do Governo, em relação ao aumento de auxílio localidade para os professores que atuam nas sedes e nas comunidades do interior, entre outros ganhos que somam cerca de 50% de ganhos para a categoria.
Falando sobre saúde, Sinésio Campos (PT) reforçou a importância da vacinação contra o HPV como forma mais eficaz de prevenção, já que é mais viável prevenir a doença do que tratá-la. Também falando sobre saúde, Dermilson Chagas (PP) denunciou a falta de morfina na FCecon e apresentou um vídeo feito na semana passada em visita, falando sobre a importância da morfina no tratamento dos pacientes.
O deputado Wilker Barreto (PHS) também falou sobre educação, mas referindo-se às licitações de transporte feitas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Para Barreto as licitações têm indícios fortes de sobrepreço e defendeu fiscalização do Executivo por parte do parlamento e a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar tais contratos.
100 dias de 19ª Legislatura
Em um Comunicado, o presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD), anunciou uma Sessão Especial no próximo dia 14 de abril, para uma prestação de contas da atual legislatura, solicitando às assessorias dos deputados que colaborem com a diretoria da Casa com materiais de cada deputado em sua área de atuação respectiva para subsidiar a prestação de contas da Assembleia. “Não é uma prestação de contas da Mesa Diretoria, mas da Assembleia e seus deputados sobre a atuação neste período”, reforçou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Danilo Mello