Na manhã desta sexta-feira (7), o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), em reunião virtual apresentou o pré-projeto da estruturação do ‘Centro de Inteligência no âmbito dos MPC’s’.
Segundo o procurador-geral do MPC-AM, João Barroso de Souza, o encontro colheu sugestões para aprimoramento do pré-projeto, afim de proporcionar uma construção coletiva da iniciativa.
De acordo com as ‘Diretrizes para Implantação de Centro de Inteligência no âmbito dos MPC’s’, a consolidação desse objetivo vai possibilitar a “realização centralizada e estratégica das atividades de inteligência e de contrainteligência, a serem executadas por equipe multidisciplinar e devidamente treinada.
As Diretrizes estabelecem a criação de três Núcleos, integrantes da estrutura da ‘Diretoria de Inteligência’. O ‘Núcleo de Inteligência Estratégica’, que irá propor planos, projetos e ações, bem como produzir conhecimento. O ‘Núcleo de Informações e Operações de Inteligência’, em níveis tático e operacional, com a competência de propor planos, projetos e ações, produzir conhecimento, bem como realizar operações de inteligência, ações de busca e ações de coleta, para obtenção de dados e informações que subsidiem as atividades de segurança e inteligência. Ainda, o ‘Núcleo de Contrainteligência’, com a finalidade de propor planos, projetos e ações, produzir conhecimentos e elaborar análise de riscos de segurança institucional.