A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio do Departamento de Ensino de Graduação (DEG), realiza, entre os dias 8 e 10 de maio, o Curso de Capacitação para Docentes da Ufam: Metodologias Ativas na Educação Superior. O evento acontece no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), localizado na Rua Terezinha, 495, bairro Adrianópolis.
Entre os objetivos do evento, destacam-se os de identificar e de analisar as principais características das metodologias ativas de ensino/aprendizagem e suas implicações no processo de formação dos profissionais das diversas áreas do conhecimento. Os professores dos cursos de graduação das diversas áreas do conhecimento são o público alvo que busca atualizar sua formação dentro de novas perspectivas no processo ensino/aprendizagem.
Um dos grandes desafios para o docente do ensino superior na atualidade é conhecer e atuar na docência utilizando em seu dia a dia Metodologias Ativas de Aprendizagem. Por conta disso, as Instituições de Educação Superior, protagonistas do ensino no século XXI e atentas às necessidades educacionais do país, precisam formar o seu corpo docente com capacidade para avaliar criticamente o uso de técnicas e estratégias educacionais que viabilizem a aprendizagem ativa, buscando dar ao aluno autonomia na construção de seu aprendizado e formação e, ao mesmo tempo, assegurar garantia de qualidade do processo.
O pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, disse que o curso vem ao encontro de um grande projeto da Proeg, que é promover o sucesso na Graduação. “No primeiro momento, o foco é a atualização, revisão e modificações de projetos pedagógicos de curso, junto a coordenação dos cursos e o núcleo de docente estruturado nos indicadores de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC)”, sustenta o docente.
No segundo momento, de acordo com o pró-reitor, o esforço está voltado para o docente da Ufam. “O curso vem trabalhar com professores, futuros multiplicadores de novas metodologias ativas, de forma a melhorar a relação professor aluno em sala de aula” completou o professor e completa que “todo processo é fazer com que o professor possa cada vez mais contribuir na redução de alunos em desligamento, em jubilamento, evasão e retenção para que possamos elevar aqueles alunos ingressantes e concluintes em tempo hábil de acordo com cada projeto pedagógico do curso”, afirma ele.
Demanda do corpo docente
A pedagoga do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), Raimunda Sabóia, é que coordena a iniciaitva. Ela tem a responsabilidade de capacitar 40 professores multiplicadores dentro das Unidades Acadêmicas da sede e dos campis do interior. “Durante três dias da programação, os professores estarão realizando oficina e, a partir daí, do segundo semestre, o trabalho estará voltado a área de conhecimento e outros modelos de formação, assim em um tempo médio, teremos maior número de professores capacitados com essa nova metodologia”, informa a pedagoga.
Segundo ela, o curso surgiu de uma demanda dos professores para aprofundar sesus conhecimentos quanto ao ensino aprendizagem nas disciplinas que ministram, para além das metodologias de ensino e de avaliação que estão pautadas em modelos de ensino orientado pela exposição oral, pelos seminários, pelas práticas de campo, pelos relatórios, entre outras metodologias.
Dentre as discussões que serão pautadas estão técnicas e estratégias de aprendizagem ativa que orientem a atuação de professor de todos os cursos de graduação. Na programação, a professora aposentada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Neusi Aparecida Navas Berbel, proferirá palestra magna. A professora tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas: metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, avaliação da aprendizagem e formação de professores.