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Professora da rede pública do Amazonas é selecionada para intercâmbio no Canadá

por marceloleite
21 de abril de 2019
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15:51 – 21/04/2019



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Foto: Divulgação/Seduc-AM
Foto: Divulgação/Seduc-AM

Paula Priscila Rocha Gil foi escolhida com outros 101 brasileiros para intercâmbio de capacitação pedagógica, no Canadá

A professora da rede pública estadual do Amazonas Paula Priscila Rocha Gil, de 31 anos, foi uma das selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá – em parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

A profissional, que ensina a disciplina Língua Espanhola, na Escola Estadual Sólon de Lucena, viajará para a cidade de Ottawa, na terra do Maple, onde participará de um intercâmbio de oito semanas. Ao todo, foram escolhidos 102 professores de todo o Brasil.

Paula foi selecionada com o projeto “Empreendedorismo e sustentabilidade como ferramentas de combate à evasão escolar: uma abordagem interdisciplinar da Língua Espanhola”, no qual aposta em uma visão ecossustentável para frear o alto índice de alunos que abandonam as escolas, principalmente, no período noturno.

“Nós sabemos que essa evasão [escolar] acontece por diversos fatores e pretendo, por meio de uma aplicação interdisciplinar da Língua Espanhola, que esses alunos confeccionem itens utilizando materiais recicláveis e de baixo custo”, afirmou a professora. “Meu projeto termina com uma mostra de produtos ou serviços criados com ideias sustentáveis e que podem ser comercializados”, completou Paula.

A professora viajará para o Canadá no próximo mês de julho e receberá pelo programa federal passagens, estadia, três refeições diárias, transporte para a universidade e uma bolsa de C$ 600. O intercâmbio de capacitação será dividido em duas partes, sendo a primeira um curso básico de Inglês e a segunda um workshop de formação para professores, voltado para gestão de aula e aprendizagem centrada no aluno.

“A intenção é que, na volta a Manaus, possamos pôr em prática esse projeto não somente na minha escola [Sólon de Lucena], mas, também, em muitas outras da rede pública de ensino que possuem um alto índice de evasão escolar”, finalizou Paula.

Importância – De acordo com Paula Priscila Rocha Gil, iniciativas como o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá são de extrema importância para o desenvolvimento da Educação no Brasil.

“Esses editais são fundamentais para que a gente possa começar a semear um fator de grandiosidade na Educação brasileira. Precisamos pensar que o País tem todas as condições para ter um ensino público de qualidade e que atinja todas as minorias”, reforçou a professora. “Quando programas como este investem na qualidade do professor, eles estão investindo, também, nos alunos”, finalizou.

Sobre o programa – O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá tem o objetivo de promover a capacitação de professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital, que realizarão curso de aperfeiçoamento com duração de oito semanas, promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan).

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Foto: Divulgação/Seduc-AM
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Paula Priscila Rocha Gil foi escolhida com outros 101 brasileiros para intercâmbio de capacitação pedagógica, no Canadá

A professora da rede pública estadual do Amazonas Paula Priscila Rocha Gil, de 31 anos, foi uma das selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá – em parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

A profissional, que ensina a disciplina Língua Espanhola, na Escola Estadual Sólon de Lucena, viajará para a cidade de Ottawa, na terra do Maple, onde participará de um intercâmbio de oito semanas. Ao todo, foram escolhidos 102 professores de todo o Brasil.

Paula foi selecionada com o projeto “Empreendedorismo e sustentabilidade como ferramentas de combate à evasão escolar: uma abordagem interdisciplinar da Língua Espanhola”, no qual aposta em uma visão ecossustentável para frear o alto índice de alunos que abandonam as escolas, principalmente, no período noturno.

“Nós sabemos que essa evasão [escolar] acontece por diversos fatores e pretendo, por meio de uma aplicação interdisciplinar da Língua Espanhola, que esses alunos confeccionem itens utilizando materiais recicláveis e de baixo custo”, afirmou a professora. “Meu projeto termina com uma mostra de produtos ou serviços criados com ideias sustentáveis e que podem ser comercializados”, completou Paula.

A professora viajará para o Canadá no próximo mês de julho e receberá pelo programa federal passagens, estadia, três refeições diárias, transporte para a universidade e uma bolsa de C$ 600. O intercâmbio de capacitação será dividido em duas partes, sendo a primeira um curso básico de Inglês e a segunda um workshop de formação para professores, voltado para gestão de aula e aprendizagem centrada no aluno.

“A intenção é que, na volta a Manaus, possamos pôr em prática esse projeto não somente na minha escola [Sólon de Lucena], mas, também, em muitas outras da rede pública de ensino que possuem um alto índice de evasão escolar”, finalizou Paula.

Importância – De acordo com Paula Priscila Rocha Gil, iniciativas como o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá são de extrema importância para o desenvolvimento da Educação no Brasil.

“Esses editais são fundamentais para que a gente possa começar a semear um fator de grandiosidade na Educação brasileira. Precisamos pensar que o País tem todas as condições para ter um ensino público de qualidade e que atinja todas as minorias”, reforçou a professora. “Quando programas como este investem na qualidade do professor, eles estão investindo, também, nos alunos”, finalizou.

Sobre o programa – O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá tem o objetivo de promover a capacitação de professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital, que realizarão curso de aperfeiçoamento com duração de oito semanas, promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan).

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