Cerca de 50 enfermeiros receberam nesta quinta-feira (20/5) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados na cidade, principalmente durante a pandemia da covid-19. A homenagem foi em referência ao dia do auxiliar e técnico de enfermagem e foi proposta pelo presidente da Comissão de Saúde (Comsau) da CMM, vereador Daniel Vasconcelos (PSC).O parlamentar destacou, em seu discurso, a atuação dos profissionais durante os momentos mais críticos da pandemia e adiantou que irá à Brasília com outros membros da Comissão de Saúde da Câmara, para articular junto aos deputados e senadores do Amazonas a aprovação do Projeto de Lei (PL) que reajusta o piso salarial da categoria.
“Deixo aqui meu compromisso de ir até o Congresso Nacional, onde está acontecendo a discussão do reajuste salarial dos enfermeiros. São profissionais que merecem toda a nossa atenção e respeito, ainda mais por tudo o que fizeram durante essa pandemia”, afirmou
O discurso foi reforçado pelo vereador Fransuá (PV) que também distribuiu diplomas de reconhecimento aos enfermeiros. Segundo ele, as notícias sempre focam nas mortes por covid-19, esquecendo de citar as vidas que foram salvas durante a pandemia. “Infelizmente perdemos muitas vidas, mas é preciso fazer menção a todos aqueles que estão vivos graças ao empenho e dedicação dos enfermeiros, que não pararam, muitas vezes viravam a noite, isso é importante noticiar”, disse.
Para o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, Jani Kenta Iwata, o valor dos enfermeiros foi demonstrado durante a pandemia e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido até hoje. “Precisamos continuar atuando na prevenção e na vacinação contra a covid-19. Esse empenho ajudará a vencermos essa doença”, pediu.
Segundo o presidente do conselho de enfermagem do Amazonas, Sandro Silva, é preciso que o Congresso Nacional aprove o PL que reajusta o piso salarial da categoria, que demonstrou nesta pandemia sua importância. “É necessário aprovar esse reajuste, estávamos na linha de frente dessa pandemia. Muitos poderiam estar em casa, mas preferiram estar nos hospitais ajudando quem precisava”.
A homenagem ainda contou com a presença de outras autoridades como a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe que participou de forma remota.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom / CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM