Os prédios do Congresso Nacional receberão, na noite desta quarta-feira (12), projeção especial com frases de conscientização, reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem no Brasil. Comemora-se nesta quarta o Dia Internacional da Enfermagem.
As frases “Sem enfermagem não há saúde”, “O Brasil precisa valorizar a enfermagem”, “Valorizar a vida é respeitar a enfermagem” e “A enfermagem não quer aplauso, quer direitos” serão exibidas nas torres do Congresso Nacional entre 19h e 21h. A ação tem o objetivo de valorizar e reconhecer esses profissionais, especialmente no que se refere ao enfrentamento da pandemia de covid-19.
O requerimento para que a projeção fosse feita foi apresentado pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), que é o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem na Câmara dos Deputados. Ele apresentou essa solicitação a pedido do Fórum Nacional da Enfermagem.
— Neste difícil contexto em que vivemos, no Brasil e em todo o mundo, os profissionais da saúde têm servido a todos os brasileiros de maneira descomunal. Na sua atuação diária, esses profissionais aparecem na linha de frente do combate à covid-19 e aos seus efeitos sobre a população. Esses profissionais merecem todo o nosso reconhecimento e, mais do que isso, nosso empenho em garantir condições de atuação e de trabalho mais dignas, bem como o avanço de pautas históricas [dessa categoria] — afirmou Studart.
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cerca de 800 trabalhadores de enfermagem morreram no país desde o início da pandemia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)