quarta-feira, junho 4, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Politica

Projeto regulamenta a atividade dos agentes de reciclagem e de material reciclável

por marceloleite
30 de agosto de 2021
no Politica
0
Projeto regulamenta a atividade dos agentes de reciclagem e de material reciclável
0
Compartilhamentos
6
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

30/08/2021 – 17:33  

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Nereu Crispim: “Projeto atende aos anseios dos trabalhadores e da indústria de reciclagem”

O Projeto de Lei 2006/21 regulamenta a atividade dos agentes de reciclagem, incluindo medidas de proteção à saúde desses profissionais. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também prevê incentivos fiscais para estimular a sociedade civil a separar o lixo reciclável.

PUBLICIDADE

A proposta define o agente de reciclagem como aquele que cata, seleciona e vende materiais recicláveis, como papel, papelão, vidro, ferro e matérias recicláveis. A profissão poderá ser exercida de forma autônoma, por meio de cooperativa ou associação ou ainda como empregado em entidade do segmento de reciclagem.

“Ao regulamentar a profissão dos agentes de reciclagem e de material reciclável, o projeto atende aos anseios dos trabalhadores e da indústria de reciclagem, sem falar que proporcionará maior segurança jurídica à atividade, melhorará as condições de trabalho dos profissionais e promoverá a inclusão social dos que atuam hoje como catadores”, diz o autor, deputado Nereu Crispim (PSL-RS).

Incentivos
O texto obriga o Poder Executivo a criar, dentro de 180 dias a após a publicação da nova lei, políticas de incentivo e de apoio à criação de cooperativas de agentes de reciclagem. A política deverá conter ações de apoio técnico desenvolvidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), campanhas de esclarecimento da população sobre a importância da reciclagem e incentivos fiscais para pessoas e empresas que contratem o trabalho de cooperativas de agentes de reciclagem e que implementem programas na área.

O projeto também cria um o sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas (5%), para atender aos trabalhadores de baixa renda que atuem na profissão.

A proposta exige que os profissionais usem, obrigatoriamente, equipamentos de proteção individual e obriga o poder público e cooperativas e associações de agentes de reciclagem a adotarem programas de gerenciamento de riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores.

Fundo de Reciclagem
Para viabilizar as ações do poder público, o projeto cria o Fundo Nacional dos Agentes de Reciclagem, destinado a financiar os programas e as ações relativas aos agentes de reciclagem com vistas a assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Além de recursos do Orçamento, o fundo será alimentado com doações de pessoas físicas e jurídicas e por contribuições de governos e organismos estrangeiros. A pessoa física poderá deduzir o valor das doações do Imposto de Renda até o limite de 4% do total devido. No caso das empresas, o limite de dedução é 1% do imposto devido.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza

Edição – Roberto Seabra

Assuntos: Câmara Federalúltimas notícias
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
PMAM recuperou 14 veículos com restrição de roubo ou furto, no último fim de semana

PMAM recuperou 14 veículos com restrição de roubo ou furto, no último fim de semana

Recommended

CCJ tenta novamente votar proposta que trata da demarcação das terras indígenas; acompanhe

CCJ tenta novamente votar proposta que trata da demarcação das terras indígenas; acompanhe

4 anos ago

Quadrilha invade fábrica de joias em Jarinu, no interior de São Paulo

4 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia