O governo federal vai investir R$ 57,8 milhões na finalização da reforma do Palácio Gustavo Capanema, localizado no centro do Rio de Janeiro. A ordem de serviço para o início das obras será assinada nesta quinta-feira (14), em cerimônia no próprio edifício. As intervenções foram autorizadas pelo Ministério da Cidadania, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e têm previsão de término em até 30 meses.
Inaugurado em 1946, como sede do então Ministério da Educação e Saúde do governo de Getúlio Vargas, o Palácio Capanema foi tombado como patrimônio material pelo Iphan dois anos mais tarde. Grandes nomes brasileiros da arquitetura e das artes, como Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, foram responsáveis por sua concepção e realização.
Desde o início das obras de recuperação, em 2014, R$ 42 milhões já foram investidos pelo governo federal em ações que incluem a restauração dos revestimentos de pedra dos pilotis, a modernização dos elevadores, a impermeabilização do terraço-jardim, a restauração completa das fachadas, entre outras medidas.
Nesta última etapa, estão previstas ações de restauração, conservação e modernização das instalações dos 16 pavimentos do prédio, incluindo a implantação de sistemas de ar-condicionado e de detecção e combate a incêndio, a restauração do mobiliário de madeira e dos painéis de azulejos de Portinari, a conservação dos jardins do térreo, entre outras iniciativas.
Fonte: Ministério da Cidadania