Em palestra proferida nesta sexta-feira (22), o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) afirmou que os óbitos de pacientes renais crônicos poderiam ser evitados se a atenção primária à saúde atuasse com maior eficiência em todo o Estado. Estatísticas apontam o diabetes e a hipertensão arterial, ambas cuidadas pela saúde básica, como as maiores causas da doença renal entre os pacientes do Amazonas.
A crítica foi feita pelo parlamentar durante o I Simpósio de Doença Renal do Amazonas, realizado no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e promovido pelas Universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. O evento reuniu representantes das três instituições, do governo estadual, profissionais e acadêmicos da área médica.
Durante a palestra, o parlamentar destacou que a cobertura populacional da atenção básica gira em torno de 50% em Manaus atualmente, enquanto nos municípios do interior a situação é crítica. “Cada morte de um renal crônico revela a ineficiência de todos nós, entes públicos, que deveríamos estar cuidando da atenção primária esclarecendo o cidadão sobre os fatores de risco da diabetes e hipertensão”, disse.
Ricardo Nicolau chamou atenção para os contrastes da saúde pública da capital e do interior. “Nenhum município conta hoje com serviço de hemodiálise, obrigando os pacientes a virem até Manaus. Ao mesmo tempo, temos aqui o Pronto-Socorro João Lúcio, que parece um hospital de guerra, enquanto o Hospital da Zona Norte ainda tem dois andares parados sem funcionamento”, apontou.
Com transplantes suspensos na rede pública desde 2017 e a dificuldade de vagas para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o deputado defendeu que o poder público precisa repensar as políticas de saúde envolvendo a doença renal. “É hora de fazer uma autocrítica, reconhecer os erros e deixá-los no passado. O momento é de criar novas perspectivas e mudar a realidade que vivemos hoje”, concluiu.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Ricardo Nicolau (PSD)
Thiago Barros (92) 98153-7004
Gabinete (92) 3183 44-19