O deputado estadual Roberto Cidade (PV) denunciou, na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o fechamento de um hospital na vila de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 105 km de Manaus), previsto para acontecer no final do mês de março. O anúncio foi feito, na quarta-feira (20), após Audiência Pública convocada pela Eletrobras Amazonas Energia com participação dos moradores. O caso foi apresentado pelo vereador Ricelli Pontes (PDT) que também participou das discussões.
“Nós iremos entrar com um requerimento solicitando que a estatal dê um prazo maior antes do fechamento das unidades. Nós estamos falando de vidas que necessitam de cuidados médicos e também de centenas de estudantes que deixarão de ser atendidos. Ao mesmo tempo irei conversar com o governador Wilson Lima (PSC) para que essas unidades sejam assumidas pelo Estado ou que seja dada uma solução”, afirmou o deputado Roberto Cidade.
Além do fechamento do hospital, os moradores estão preocupados com um possível despejo, caso a Eletronorte seja privatizada pelo Governo Federal. A área onde foram construídas as casas é da União, concedida à empresa. Incialmente, a vila surgiu para abrigar os funcionários da estatal e ribeirinhos que foram prejudicados pela construção da barragem.
Privatização x Capitalização
A privatização da Eletrobras é um Projeto de Lei do ex-presidente da República, Michel Temer (MDB). Em janeiro deste ano, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a mensagem que foi encaminhada ao Congresso Nacional que trata da desestatização da empresa.
Já no início de março, em evento realizado nos Estados Unidos, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a Eletrobras não seria privatizada e sim, capitalizada, ou seja, o governo perderia o controle majoritário, mas manteria poder considerável por meio de ações especiais.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Leonardo Fierro (92) 99446-4599
Foto: Evandro Seixas