Em discurso realizado no Plenário Ruy Araújo, na manhã desta quarta-feira (24), o deputado estadual Roberto Cidade (PV) destacou sua insatisfação com o transporte coletivo de Manaus, diante do relatório apresentado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), com os dados referentes ao número de casos de panes nos ônibus durante o mês de março na capital. O documento relata 436 panes mecânicas e 32 infrações de trânsito nos veículos.
“Isso mostra o quanto a frota da capital é defasada e enfrenta sérios problemas oriundos da falta de manutenção. Como se já não bastasse, ainda falta muita fiscalização por parte dos órgãos competentes, uma vez que a lei municipal que determina a vida útil de cinco anos para os veículos está sendo descumprida, chegando a haver ônibus com mais de dez anos circulando livremente pela cidade”, disse o deputado.
Por ser presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Roberto Cidade garantiu que irá criar uma Frente Parlamentar para que, junto ao Sinetram e SMTU, possa encontrar soluções para que tais episódios não aconteçam. “Vamos realizar uma audiência pública aqui na Assembleia e convocar todos os responsáveis das empresas e dos órgãos de fiscalização para tratarmos dos problemas existentes nesse sistema que piora a cada dia”, concluiu Roberto.
De acordo com o relatório apresentado pela SMTU, as empresas líderes no número de panes mecânicas foram a Açaí, com 123 casos, seguida pela Global, com 66, e Integração, com 62 ocorrências. De acordo com o art. 31 e inciso XXI da Lei n.1779/13, a empresa que deixar veículos em via pública está sujeita a multa e apreensão do ônibus.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Leonardo Fierro (92) 99446-4599