O senador Rogério Carvalho (PT-SE) comparou a política de exportações do governo anterior e do governo atual, e criticou o conceito de “nova política” do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), o senador afirmou que nem sempre o divulgado como a nova política pode significar o melhor para o Brasil e para o povo brasileiro. De acordo com Rogério Carvalho, “a tal da nova política” é o contraponto à “boa política” e o contraste com os anos da política externa do PT, que no seu entendimento foram positivos.
— O que a nova política trouxe para a questão externa foram apenas atrasos. Ao todo, são medidas que têm potencial de afetar cerca de 70% da pauta exportadora do país, de nos alienar da comunidade internacional, de reduzir consideravelmente nosso protagonismo mundial e de comprometer nossa soberania.
Previdência
Rogério Carvalho também criticou a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019) encaminhada pelo governo ao Congresso. Para ele, essa reforma é uma escolha puramente ideológica.
— Não se justifica, a não ser por uma posição ideológica, que vem com o discurso da ‘nova política’. Isso não é [de fato] nova política: é ‘nova’ porque é inédita, pelo tamanho da crueldade que querem fazer com o povo brasileiro. Ela é inédita e é nova por isso, mas ela é a má política, porque a boa política é a solidariedade e a construção de um país mais justo para todos — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)