O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse em Plenário, nesta segunda-feira (20), que o país entrou num buraco que parece não ter saída, um verdadeiro labirinto, mas garantiu que o Congresso Nacional vai ajudar na construção de um caminho para o Brasil.
Para ele, o governo tem uma agenda de estimular o ódio, o racismo, a discriminação e de armar adolescentes e ensiná-los a atirar. O parlamentar afirmou que esta agenda governamental não dialoga com a realidade do país, que é a de uma economia desacelerada, uma queda na produção industrial e o aumento do desemprego.
Ele criticou especialmente o que chamou de ataque à educação, que provocou as recentes manifestações de professores e estudantes, contra o corte de 30% nas verbas destinadas as universidades e institutos federais.
Rogério Carvalho destacou que quando o presidente da República diz que o Brasil é ingovernável, ele afirma, em outras palavras, que não consegue governar o país num regime democrático. E isso acontece apesar da boa vontade dos diversos setores do Legislativo para construir um entendimento a favor da nação.
— Eu quero dizer a todos, inclusive ao governo, do qual não faço parte, que o Senado não vai cruzar os braços diante dos desafios do país. Eu tenho certeza de que aqui no Senado, os partidos que estão aqui representados apresentarão, sim, uma agenda consensual para evitar o mal maior, que é a derrocada da nossa economia e a depressão econômica — garantiu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)