Há 2 horas
Por Agência Amazonas
Com a volta às aulas presenciais na capital do Amazonas, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) retornou com o Ronda Escolar nas escolas das redes estadual e municipal de ensino, na zona oeste de Manaus.
As palestras e visitas já estão ocorrendo. Os policiais além de realizarem rondas escolares na prevenção de possíveis delitos nas proximidades das escolas, também realizam palestras de prevenção às drogas ilícitas, bullying e outros temas de comum acordo com cada gestor dos estabelecimentos de ensino.
Ações de prevenção
As ações de prevenção já estão sendo realizadas, informou o comandante do Comando de Policiamento de Área Oeste (CPA Oeste Tenente Coronel QOPM Ildemar Coutinho.
“Com a volta às aulas presenciais, essas ações de policiamento são necessárias, pois, através desse projeto, o policial militar vai estar mais presente na comunidade escolar, conversar com professores, alunos, interagindo mais para poder acompanhar, in loco, as possíveis demandas que são inerentes a Polícia Militar”, afirmou o Tenente Coronel Ildemar Coutinho.
Bullying na escola
A primeira palestra foi sobre Bullying na escola, realizada na Escola Municipal Guilherme Barbosa Baker, localizada no bairro Santo Antônio, zona oeste, onde os alunos de 12 a 17 anos dos turnos matutino e vespertino, receberam o subtenente Arnaldo Gama e cabo Rafael, da 5ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que ministraram sobre a prática do bullying, que consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período, que geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima.
O comandante da 5ª Cicom, capitão QOPM Frederico, enfatizou a importância da Ronda Escolar que, além das visitas às escolas, são programadas palestras que contribuem para a formação dos alunos e ajudam na prevenção de crimes.
“Nossa subárea comporta em torno de 20 escolas estaduais, municipais e particulares, as quais o projeto passou a acompanhar. Cada escola tem sua demanda específica e nossos policiais, treinados e capacitados, vão poder auxiliar no policiamento escolar”, disse o comandante da 5ª Cicom.