No dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, celebrado em 15 de junho, o vereador Sassá da Construção Civil (PT) visitou as instalações da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), localizada na rua Rio Mar, no bairro Nossa Sra das Graças, zona Centro Sul de Manaus. Na ocasião, o parlamentar anunciou que vai destinar parte da emenda parlamentar para manter a instituição dos idosos.
“Esses guerreiros são pessoas que já contribuíram muito com esse Estado, com o desenvolvimento do País. Muitos deles já foram empresários, servidores públicos, autônomos e hoje são exemplos de vida pra nós. A falta de investimento governamental em casas de acolhimento que atendam esse público é precário. Então decidi destinar parte da minha emenda parlamentar para manter o lar de idosos de Manaus”, destacou o vereador que ainda vai determinar o valor do recurso a ser repassado.
A FDT mantém a casa de acolhimento com programas de assistência social à pessoa idosa, como o programa longa permanência, de atendimento domiciliar ao idoso, o de rede integrada de atendimentos e o programa conviver, realizado com atividades culturais, de lazer e esportivas no Parque Municipal do Idoso.
Atualmente a Fundação possui 122 idosos institucionalizados, sendo 74 homens e 48 mulheres, que recebem por meio de ação permanente assistência em caráter asilar à pessoa idosa. Os idosos residentes recebem seis refeições por dia, atendimento e acompanhamento médico, social, fisioterapêutico, psicológico e nutricional.
A FDT também promove visitas domiciliares, que podem ser solicitadas no Disque Idoso 165, orientando práticas de cuidados para os familiares sobre o processo de envelhecimento. Além de prestar assistência jurídica referente aos os direitos dos idosos previsto na Constituição.
O envelhecimento com saúde e qualidade de vida faz parte da lista de rotina dos idosos ao participarem de atividades oferecidas pela FDT, como pilates, caminhada, ginástica, natação, yoga, meditação, dança, teatro, canto, entre outras.
“Parabéns a gestão da Fundação Doutor Thomas. Constatei que os idosos estão bem cuidados, felizes e lutando por uma qualidade de vida. É nessa esteira que queremos ajudar quem tanto lutou por nós no passado”, concluiu Sassá da Construção Civil.
Texto: Raquel Martins- Assessoria do vereador Sassá da Construção Civil
Foto: Raquel Martins- Assessoria do vereador