Mais de 50 Agentes Ambientais Voluntários (AAV) de 14 comunidades distribuídas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá e Amanã estão reunidos em Tefé (a 523 km de Manaus) para o 5º Encontro de AAV das duas Unidades de Conservação (UC). Em pauta estão temas como resolução de conflitos, políticas públicas e intercâmbio de experiências.
O encontro teve início na terça-feira (11) e terminou nesta quinta (13) com reunião da Associação dos Agentes Ambientais das Reservas Mamirauá e Amanã. Segundo o coordenador do AAV na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Abraham Benayon, o objetivo principal do encontro é compartilhar experiências vivenciadas ao longo das atividades desenvolvidas nas respectivas UC.
“O encontro proporciona um olhar diferente sobre os desafios enfrentados, além do compartilhamento de informações e experiências entre estas importantes lideranças das unidades de conservação”, disse Benayon.
Nesta quinta-feira (13), foram traçadas estratégias para resoluções de conflitos, procurando acessar as políticas públicas e parcerias com os demais municípios e entidades que atuam na área das UC, visando o fortalecimento socioambiental.
Além da Sema, o evento contou também com a participação das Associações de Pesca Capivara, Jurupari e Atapi, além do Sindicato de Pesca de Alvarães, Guarda Civil de Alvarães, Comunidade de Nogueira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Maraã e Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comma) de Alvarães.