MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO
Na sessão plenária desta quinta-feira (16/5), o debate no Plenário 1° de Maio se concentrou em temas ligados ao meio ambiente, educação e serviços realizados na cidade de São Paulo.
O vereador Eduardo Suplicy (PT) falou sobre a visita feita por ele a EMEI CEU Água Azul, na Cidade Tiradentes, zona leste da capital. O vereador esteve no local para acompanhar a formação dos alunos matriculados em cursos para catadores de material reciclável. A cerimônia ocorreu nesta manhã. “São mais de 2.200 catadores que estão realizando estes cursos de formação, para que venham a realizar um trabalho melhor e também para que sejam estimulados a formar cooperativas”, afirmou Suplicy.
O tema também foi abordado pela vereadora Soninha Francine (CIDADANIA23). Também nesta quinta-feira, Soninha visitou a Subprefeitura da Lapa, zona oeste da cidade, onde foi formada mais uma turma de catadores do curso Reciclar para Capacitar, oferecido pela prefeitura paulistana.
“O curso tem uma parte teórica muito interessante e uma parte prática também, da operação na esteira, em uma central de reciclagem. Os catadores recebem uma bolsa para participar do curso, e muitos já obtiveram o seu certificado e alguns já trabalham em cooperativas”, relatou Soninha.
Já o vereador Fábio Riva (PSDB), líder do governo, prestou homenagem aos profissionais da limpeza urbana, que comemoram o dia da categoria em 16 de maio. O parlamentar destacou a importância do trabalho feito por eles nas ruas da capital. “Tenho um carinho especial, principalmente por estas pessoas, tanto homens como mulheres, que deixam a nossa cidade mais limpa, que dedicam suas vidas no trabalho da limpeza pública e, muitas vezes, não são reconhecidas pela sociedade”, disse Riva.
Educação
Outro assunto que se destacou na tribuna do Plenário foi sobre o corte de verba na educação, anunciado recentemente pelo governo federal. O vereador Toninho Vespoli (PSOL) comentou as manifestações ocorridas em mais de 160 cidades brasileiras, na quarta-feira (15/05). “Participei do ato na Avenida Paulista e fiquei espantado positivamente, não só pela quantidade de gente, mas pela diversidade de pessoas. Os servidores da educação estavam em peso, os alunos e os pais de alunos”, disse Vespoli.
Empreendedorismo
Ainda durante a sessão plenária, o vereador Caio Miranda (PSB) falou sobre a sanção da Lei 17.087, de 15 de maio de 2019, de sua autoria, que alterou as regras para comercialização de alimentos em vias e áreas públicas. “Estamos desburocratizando e fomentando o empreendedorismo, permitindo que os empresários unipessoais possam empreender [na área de] comida de rua, na cidade de São Paulo. Hoje é um dia de festa para quem defende a comida de rua”, disse Miranda.
Calçadas de mosaico português
Também da tribuna do Plenário, o vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) elogiou a variedade de temas colocados em debate na Sessão Plenária desta quinta-feira. E falou sobre como melhorar a qualidade de vida dos idosos de São Paulo, eliminando as calçadas de mosaico português. “Em Portugal, estão vetados os usos nos passeios do mosaico português, exatamente por causa dos acidentes, da fragilidade do mosaico português. As pedras são irregulares porque não são concretadas”, disse o vereador.
Projetos de Lei vetados
Ainda na Sessão Plenária desta quinta-feira, os vereadores deram sequência ao trabalho de análise de vetos a Projetos de Lei, ocorridos em legislaturas passadas.
Desde março foram colocados em discussão 203 itens – 32 tiveram o veto mantido. Os demais 171 tiveram a apreciação adiada.
Os PLs em questão fazem parte da pauta das Sessões Ordinárias. Alguns dos vetos, relativos às décadas de 1990 e 2000, são considerados ultrapassados em relação a atual legislação.