BEATRIZ DAMASCENO
HOME OFFICE
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para alertar sobre a importância do assunto.
No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece voluntariamente o serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio. A instituição já tem mais de 59 anos de atuação e foi fundado em São Paulo.
Segundo o CVV, todas as pessoas podem ajudar na prevenção ao suicídio, quando se atentam aos que sinais de pessoas próximas, tais como, isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades que gostava, descuido na aparência, queda no desempenho escolar ou profissional, alterações no apetite ou sono.
É também importante, que as pessoas estejam atentas às frases que indicam o desejo de sumir, desaparecer ou morrer. Essas afirmações mostram a necessidade de ajuda e não podem ser ignoradas.
Se você tem um amigo ou parente que está passando por dificuldades, apresentando sintomas de depressão ou até cogitando tentar contra a própria vida, ofereça o seu tempo para ouvir e entender seus sentimentos. A empatia é importante para que essa pessoa se sinta acolhida. Relembre-o a importância da sua existência e o encoraje a buscar ajuda profissional, como médico psiquiatra e psicólogo. Depressão tem tratamento.
E se você está incomodado com seus pensamentos ou passando por um momento de aflição, busque ajuda. O CVV se dispõe 24 horas, todos os dias, para ouvir pessoas de maneira sigilosa e gratuita, pelo número 188. Além da ligação que pode ser feita de qualquer aparelho de telefone móvel ou fixo, o atendimento também pode ser realizado também pelo e-mail ou chat no site da instituição.
A entidade independente conta com 4.200 voluntários que foram selecionados, preparados e estão dispostos a te ajudar.