A Subcomissão Temporária sobre a Venezuela vai se reunir na próxima quinta-feira (9) para debater o impacto causado pela crise do país vizinho no Brasil. A audiência faz parte de um ciclo de reuniões sugerido pelo senador Telmário Mota (Pros-RR).
Foi convidado para o debate, o governador do estado de Roraima, Antonio Denarium, que não pôde comparecer à audiência na última segunda-feira (6) na qual participou o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato. Pacaraima, ao norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela, é a porta de entrada dos venezuelanos que deixam o país por conta da grave crise econômica e procuram refúgio em solo brasileiro. Na ocasião, o prefeito afirmou ser muito séria a situação do município, que tem enfrentado vários problemas em relação à segurança e ao atendimento à saúde.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, deputado Jefferson Alves, ressaltou que há cerca de 150 mil venezuelanos no estado e solicitou ajuda do governo federal.
A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A audiência será realizada às 9h na sala 7 da Ala Alexandre Costa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)