“A manifestação dos estudantes é justa, não se pode aceitar que as universidades sejam penalizadas com cortes de verbas”. A declaração foi feita nesta quarta-feira (15) pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), em apoio ao movimento nacional pela educação. Na ocasião a parlamentar defendeu também a continuidade do diálogo entre o Governo do Estado e professores, em busca de um consenso, para a retomada das aulas, diante da greve que já dura um mês, afetando milhares de alunos na capital e no interior do Amazonas.
Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz relatou a sua participação em mais uma reunião na sede do Governo, na tarde dessa terça-feira (14), defendendo a manutenção do diálogo para que não houvesse retrocesso nas negociações.
“Cumprimos uma agenda extensa de reuniões com os prefeitos dos municípios que estão preocupados com os alunos fora das salas de aula, também nos reunimos com os demais deputados e com o governador Wilson Lima, em busca de uma saída para a greve”, relatou a deputada.
Para Therezinha Ruiz, é importante que o Governo mantenha um canal de diálogo com a categoria, com vistas à construção de uma agenda positiva para a educação, porque além da negociação de reivindicações, é preciso planejar a reposição das aulas em consequência da paralisação das atividades nas escolas.
Pagamento da data-base
Ainda na manhã desta quarta-feira, a deputada Therezinha Ruiz participou de reunião com os representantes da categoria, na sala da presidência da Aleam, em que se debateu o Projeto de Lei com a proposta do Executivo Estadual, enviado à Casa.
“Os professores querem discutir alguns itens do PL e, na próxima semana, vamos nos reunir com o secretário de Fazenda Alex Del Giglio, representantes da Seduc e professores para agilizar a discussão, porque o governador Wilson Lima pretende pagar a data-base, retroativa a março já na folha deste mês”, explicou Therezinha Ruiz, após a reunião com os professores.
Contraproposta
O Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado mantém a reposição salarial para a categoria dos professores no percentual de 4,73%. A proposta do Governo prevê também, de imediato, as progressões horizontais para 16 mil servidores; Progressões verticais de 12%, 50% e de 55% para 1,5 mil servidores; Reajuste do auxílio localidade com aumento de 100% para os servidores da educação das cidades do interior e de 233% para os que atuam nas comunidades rurais.
O Governo se comprometeu também estudar alternativas para que o Plano de Saúde Hap Vida se estenda aos professores do interior do Estado.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541
O post Therezinha defende o diálogo na busca de uma saída para a greve apareceu primeiro em ALEAM.