A convocação dos profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi tema do pronunciamento da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), na manhã desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Defendemos a nomeação como prioridade e esse também é o entendimento da secretaria, para que no segundo semestre deste ano, os concursados estejam incorporados aos quadros do magistério estadual”, destacou.
Na avaliação de Therezinha, trata-se de um processo burocrático que exige tempo para ser efetuado, por isso, segundo ela, é compreensível que os aprovados se manifestem reivindicando as nomeações. “Mas é importante também que a Seduc trate dessa mudança com bastante cuidado, para que não ocorra atropelos nas atividades das escolas, com a entrada de novos profissionais”, completou.
Segundo a deputada, o pedido de nomeação já foi enviado para a Casa Civil e para a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), e que portanto, não haverá adiamento da convocação dos aprovados.
Conforme informações repassadas pela Seduc, foram aprovados no concurso público de 2018, somente 3.931 profissionais do magistério, sendo necessária, ainda, a manutenção de 2.928 contratos temporários para finalizar o ano letivo de 2019. “Como o número de profissionais aprovados foi inferior a quantidade de vagas disponibilizadas, a secretaria terá que manter as contratações temporárias para não permitir a interrupção nas aulas da rede estadual de ensino”, observou Therezinha Ruiz.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto e Foto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541