Os órgãos do sistema de segurança debateram os resultados do trabalho realizado em conjunto e traçaram metas.
O juiz de direito Ronnie Frank Torres Stone, coordenador da Vara de Execução Penal (VEP), representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na abertura da 5ª edição da Semana de Integração do Sistema de Segurança Pública, promovido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/AM). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (8), no centro de convenções Vasco Vasques, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Também estiveram presentes o governador do Amazonas, Wilson Lima, o titular da SSP, coronel Louismar Bonates, o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, entre outras autoridades civis e militares.
“É muito importante estarmos hoje aqui discutindo segurança pública. Acredito que não se pode fazer segurança como era no passado, onde cada órgão discutia suas demandas individuais. É preciso que todos os órgão trabalhem de forma integrada. Ministério Público, Justiça, Secretaria de
Segurança Pública. Todos irmanados, trançando um plano conjunto para dar as respostas que a sociedade precisa”, destacou o juiz Ronnei Frank.
Durante o evento, o magistrado adiantou que a Justiça está prestes a iniciar as audiências de presos por sistema de videoconferência. A intenção é reduzir o fluxo de presos perigosos que são conduzidos diariamente até a presença de um juiz, no fórum Ministro Henoch Reis.
“Essa atividade, hoje, envolve custos e também a segurança dos funcionários e de quem frequentava o fórum. O Tribunal, visando acabar com esse risco, estará efetivando, em breve, a videoconferência, evitando esse deslocamento e fazendo as audiências pela internet”, complementou.
Já o governador Wilson Lima destacou a importância da participação da sociedade civil organizada na construção do Plano Estadual de Segurança Pública, documento que orientará os investimentos em programas, projetos e ações de governo para os próximos anos na área.
“Não temos como trabalhar de forma isolada, principalmente em relação à segurança pública. Temos um problema muito grande por conta das nossas fronteiras, que são enormes. A gente precisa desse trabalho de integração. Essas ações precisam ser planejadas de acordo com as ações do Governo Federal para que possamos caminhar unidos, sobretudo no combate ao tráfico de drogas”, afirmou o governador.
O Plano Estadual de Segurança deve ser alinhado ao Plano Nacional lançado pelo Governo Federal, em 2017. Entre as metas estão a modernização do sistema penitenciário; o combate integrado às organizações criminosas, ao tráfico de drogas e de armas; a redução do feminicídio e da violência contra a mulher; além da diminuição de homicídios dolosos.
“As quatro últimas edições da Semana de Integração envolveram uma pequena parcela as Secretaria de Segurança, nesta quinta edição decidimos avançar e envolver toda a sociedade civil organizada. Estamos alinhando nossos objetivos estratégicos aos emanados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esse trabalho inovador precisa da participação de seu maior interessado: o cidadão amazonense”, afirmou o secretário Louismar Bonates.
“A nossa ideia é apoiar com recursos, com a nossa presença e divulgação dos trabalhos, integrando tudo isso para que tenhamos um país mais seguro. A integração é até um requisito para que possamos repassar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para os estados. Nesse caso, o Amazonas praticamente já fez o dever de casa”, afirmou o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo.
Fábio Melo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831 / 99485-8526
E-mail: tjamweb@gmail.com