Em Manaus, as comemorações foram realizadas na sede do 9.º Distrito Naval, com a presença de várias autoridades civis e militares.
O desembargador Délcio Luiz Santos representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na cerimônia alusiva ao 154.º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, realizada nesta terça-feira (11), no Comando do 9.º Distrito Naval, localizado na rua Bernardo Ramos, Ilha São Vicente, Centro de Manaus. O desembargador João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) também prestigiou a solenidade militar.
Após a cerimônia de abertura, foi feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha; da Ordem do Dia do Presidente da República e do histórico da Batalha Naval do Riachuelo, seguida do Toque da Vitória e do desfile militar.
Durante a cerimônia, militares das Forças Armadas e representantes da sociedade civil foram agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, como reconhecimento pelas nobres ações prestadas à Marinha do Brasil e ao Brasil.
“O Tribunal de Justiça do Amazonas fez questão de prestigiar este evento que representa a Data Magna da Marinha do Brasil e relembra um fato que tem muita relevância na História do nosso País. É um momento em que a Marinha pode homenagear os heróis que participaram com muito sucesso da Batalha do Riachuelo”, destacou o desembargador Délcio.
Ocorrida em 11 de junho de 1865, a histórica Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva para a vitória da Tríplice Aliança, na Guerra do Paraguai (que se estendeu de 1864 a 1870). Sob o comando do Almirante Barroso, as forças navais brasileiras venceram o Paraguai, nesta que é considerada a maior batalha naval da história da América do Sul.
Carlos de Souza
Fotos: Chico Batata
Revisão de Texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.