Organizado pelo TRT-11, com o apoio de várias instituições, o ato aconteceu na noite de quarta-feira (3), na área externa do Teatro Amazonas.
Com a participação de diversos órgãos públicos, incluindo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), em parceria com o Ministério Público do Trabalho e apoio da Secretaria Estadual de Cultura, promoveu na noite de quarta-feira (3) um ato público de lançamento do Movimento Abril Verde, em Manaus.
O local escolhido para o ato foi a área externa do Teatro Amazonas, o principal cartão postal da capital amazonense.
Além dos discursos das autoridades, voltados para a conscientização sobre a prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho, a programação incluiu também apresentações artísticas e a cerimônia de iluminação do teatro com a cor verde – símbolo do movimento –, que foi precedida da soltura de dezenas de balões da mesma cor.
O desembargador Delcio Luís Santos representou o TJAM no ato público e destacou a importância do movimento. “Acho positiva essa iniciativa de alertar as pessoas sobre a prevenção dos acidentes de trabalho porque depois que este tipo de situação acontece, as consequências são negativas na vida daquele trabalhador. Nós do Tribunal de Justiça do Amazonas também estamos implementando iniciativas internas ligadas à prevenção e acredito que devemos estar unidos para levar essa mensagem à sociedade e até mesmo para dentro de nossas casas, no seio das nossas famílias”, destacou o desembargador, que preside o Subcomitê de Sustentabilidade do TJAM.
Além do desembargador Délcio, também prestigiaram o evento por parte do TJAM o desembargador João Mauro Bessa, o juiz auxiliar da Presidência da Corte, Alexandre Novaes e a coordenadora do Subcomitê de Sustentabilidade do Tribunal, Monick Antony.
A desembargadora do Trabalho do TRT-11, Márcia Nunes da Silva Bessa – que é membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho, representando a região Norte – disse que é preciso fortalecer a política de segurança do trabalho. “Queremos marcar o mês de abril como um mês de prevenção da segurança do trabalho. A ultima estatística oficial, de 2017, apontou que no Estado do Amazonas ocorreram cerca de 8 mil acidentes de trabalho e isso é preocupante. Mostra que muitas vidas continuam sendo
impactadas. Como o próprio slogan da campanha diz, acidentes não acontecem por a caso e sim por descaso”, frisou a desembargadora do TRT.
Números chamam atenção
O Abril Verde surgiu nos Estados Unidos em 1969 e vem sendo difundido no Brasil e em várias partes do mundo. O movimento visa promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Em 2017, o Estado do Amazonas registrou 8.773 acidentes de trabalho, ocasionando uma despesa de mais de R$ 24 milhões em afastamentos previdenciários.
Desde 2012, o Brasil já registrou mais de 4 milhões de comunicações de acidente de trabalho. Em 2017, em todo o país, foram 450.614 mil acidentes com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) emitidas, e 98.791 acidentes sem CAT, perfazendo um total de 549.405. No Amazonas, foram 6.670 acidentes com CAT emitidas e 2.103 sem CAT. Os setores econômicos no Amazonas com maior incidência de comunicações de acidentes são os fabricantes de aparelhos de reprodução de áudio e vídeo, fabricantes de motocicletas, transporte rodoviário coletivo e construção civil.
Parceiros do movimento
Diversos órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho se comprometeram a apoiar o Movimento Abril Verde, iluminando de verde os prédios das instituições e realizando ações internas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Além do TRTda 11ª Região, do MPT e do TJ-AM, estiveram presentes no ato público representantes da Procuradoria da República no Amazonas, da Câmara Municipal de Manaus, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Secretaria de Estado da Cultura, da Assembleia Legislativa do Amazonas, da Secretaria Municipal do Trabalho, do Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Civil, Sindicato da Construção Civil, Federação das Industrias do Amazonas, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Engenharia, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, Manaustrans e Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador.
Caminhada
No próximo dia 28, ainda como parte da programação do Abril Verde, ocorrerá uma caminhada na Ponta Negra, com a realização de atividades ligadas a saúde e bem-estar, com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre o tema.
Fábio Melo
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: tjamweb@gmail.com