A Tribuna Popular de autoria do vereador Professor Samuel (PL) sobre a Semana Municipal de Valorização da Bíblia realizada nesta quarta-feira (14/4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), debateu sobre a Lei n. Nº 2.445 que busca promover anualmente, o desenvolvimento de atividades, campanhas e projetos de incentivo demonstrando a importância da Bíblia para a vida das pessoas, das famílias e da sociedade.Durante a Semana Municipal da Valorização da Bíblia, instituída na segunda semana de abril anualmente, as escolas e entidades não governamentais poderão desenvolver ações através de palestras, seminários, exposições, conferências e atividades voltadas à valorização da Bíblia.
Compuseram a mesa da solenidade os pastores Abdoval Cavalcantepós graduado em Missiologia, mestre em Teologia e secretário ministerial da União Noroeste Brasileira da Igreja Adventista e Mateus Lourenço representante da Sociedade Bíblica do Brasil, além do presidente da Frente Parlamentar Cristã, vereador João Carlos.
Para o parlamentar a Tribuna Popular garante mais um espaço a discussão sobre importância do tema para sociedade. “A Bíblia é o manual supremo da vida, há muita gente adoecendo e cometendo barbaridades, podemos aqui citar o caso Henry que tomou proporções gigantescas pela crueldade causada a uma criança. A bíblia tem respostas para todas as nossas perguntas e nos prepara para todas as ocasiões, ela pode sensibilizar os nossos corações e nos tornar pessoas melhores”, disse Samuel.
O pastor da igreja Adventista, Abdoval Cavalcante, disse que em tempos difíceis a Bíblia é essencial para instruir nossas decisões. “Todos nós concordamos que vivemos em um mundo difícil, de densas trevas, no qual proliferam frustração, angustia, tristeza, sofrimento, medo e assim por diante, mas por mais sombrio e desesperador que possa ser essa realidade a palavra de Deus ela pode sim iluminar o nosso caminho. A presença dessa luz faz toda a diferença na vida daqueles que assim a abraçam, e tornar um incentivo a valorização dessa palavra em uma lei para sua propagação, é de suma importância”, enfatizou o pastor.
Já o pastor Mateus Lourenço destacou a importância que essa Lei tem para a população e falou sobre o projeto SBB Brasil. “A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a Bíblia e, por meio dela, promover o desenvolvimento integral do ser humano. Por meio de programas bíblicos de impacto social desenvolvidos em todo o território nacional, a SBB presta assistência integral a comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social”.
Em meio a Semana de Valorização a Bíblia instituída no município, os ministros do STF chegaram à conclusão que manter um exemplar de uma Bíblia numa biblioteca ou escola estadual é inconstitucional. A ministra Cármen Lúcia, relatora da matéria, afirmou que a norma é uma ofensa ao princípio da laicidade estatal, da liberdade religiosa e da isonomia entre os cidadãos.
O parlamentar finalizou ainda dizendo que a bíblia é o livro mais lido em qualquer nível de escolaridade e mais vendido no mundo todo, e que o 90% Brasil é cristão e a decisão do STF vai contra a maioria da sociedade.
Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM