Como parte das comemorações dos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será lançada neste mês uma nova programação de TV, rádio e mídias sociais para divulgar as atividades do tribunal. A primeira novidade será a estreia do novo formato do STJ Notícias, nesta segunda-feira (1º), às 7h, com apresentação de Damaris Bulbans.
Todos os conteúdos são produzidos pela equipe da Coordenadoria de Rádio e TV do STJ. Os programas são gravados e editados no próprio tribunal. As mudanças incluem a atualização da linguagem e da identidade visual dos programas e a apresentação de novos produtos, com uma visão mais moderna.
O STJ Notícias passou por uma reformulação e terá novos quadros e cenário. No primeiro bloco, será exibida uma matéria especial. As decisões e os destaques das sessões de julgamento serão apresentados em seguida. O bloco final terá matérias de interesse geral, como lançamentos de livros, ou que abordem temas como acessibilidade e sustentabilidade.
“A maior mudança é que, no formato anterior, o programa tinha um bloco de entrevistas. Como teremos um programa específico de entrevistas agora, o STJ Notícias ficou mais informativo”, afirmou a diretora de programas da Coordenadoria de TV e Rádio, Talita Dias.
Outra novidade é o quadro Giro com os Repórteres, no qual três jornalistas apresentarão o que foi destaque nas sessões de julgamento. O programa desta segunda-feira terá como diferencial matérias especiais sobre os 30 anos do tribunal.
“Neste primeiro programa, serão apresentadas duas matérias sobre a história do STJ, nas quais serão expostos fatos desde a criação até os avanços tecnológicos obtidos pelo tribunal”, explicou o coordenador de TV e Rádio, Eduardo Moura.
30 anos
Além do STJ Notícias, um documentário sobre os 30 anos do tribunal será exibido na TV Justiça na sexta-feira (12), às 21h. Com 30 minutos de duração, o documentário mostrará a história do tribunal na visão dos ministros, servidores e especialistas. Nas sextas-feiras de abril, também será apresentada uma série de reportagens sobre o STJ.
“Cada reportagem apresentará uma abordagem diferente. A primeira mostrará o primeiro presidente, o primeiro processo e a primeira ministra do STJ. Toda sexta-feira será exibida uma matéria às 13h30 e outra às 18h30 nos telejornais da TV Justiça”, afirmou Eduardo.
As reportagens tratarão dos casos emblemáticos julgados pelo Tribunal da Cidadania. Durante três minutos, serão apresentados os personagens que foram parte dos processos. As matérias serão apresentadas na TV Justiça e no YouTube do STJ. “A ideia é aproximar o público do tribunal, por meio de uma linguagem acessível e da união entre a TV, o rádio e as redes sociais”, disse Eduardo Moura.
A cerimônia de abertura das comemorações e o Seminário Internacional 30 anos serão transmitidos na íntegra pelo YouTube. A solenidade acontecerá na quarta-feira (3), a partir das 16h, e o seminário, na quinta (4), das 8h30 às 20h.
O programa STJ no seu Dia, veiculado na Rádio Justiça, às 14h30, na sexta-feira, também terá uma edição especial, com curiosidades, reportagens e entrevistas relacionadas ao aniversário do tribunal.
Programas inéditos
Uma das novidades da programação é o Papo Cidadão, que a cada semana submeterá casos à análise de especialistas. O programa será apresentado aos sábados, às 15h, a partir de 27 de abril. A ideia é que o público apresente as dúvidas que serão debatidas por meio das redes sociais. “Vamos apresentar as chamadas do programa previamente nas redes sociais, para que as pessoas possam enviar suas perguntas, inclusive pelo WhatsApp”, informou o coordenador.
Outra novidade é o Descomplica, que consiste na explicação de termos jurídicos, em formato curto de animação. O Descomplica estará nas redes sociais do STJ e será exibido também na TV Justiça. “O primeiro tema será a Teoria do Desvio Produtivo. O termo é explicado no formato de rede social, bem curto e com uma linguagem mais fácil. A proposta é pegar expressões utilizadas nas decisões do tribunal e descomplicar para o público”, concluiu Eduardo Moura.