quinta-feira, outubro 9, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Ufam lança Altas online voltado para desenvolvimento sustentável

por marceloleite
3 de junho de 2019
no Sem categoria
0
Ufam lança Altas online voltado para desenvolvimento sustentável
0
Compartilhamentos
7
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Já pensou em encontrar em um só lugar, de maneira clara e didática, informações a respeito dos vários indicadores de desenvolvimento dos municípios do Amazonas? O Atlas dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Amazonas é uma plataforma online que disponibiliza para qualquer cidadão os dados e indicadores dos municípios amazonenses, a partir dos 17 ODS, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. A plataforma foi lançada na última sexta-feira, 31, e é fruto de uma pesquisa de pós-doutoramento do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/Ufam).

A pesquisa é coordenada pelo professor Henrique dos Santos Pereira e conduzida pelo bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento da CAPES (PNPD/CAPES), Danilo Egle Santos Barbosa. O objetivo é conhecer a realidade social, cultural e econômica das famílias, a partir de dados críveis que atualmente estão inseridos nos mais diversos sistemas de acesso à informação. O site irá auxiliar pesquisadores, gestores e o cidadão comum na consulta a esses dados, sobretudo, a respeito da realidade dos municípios do Amazonas.

De acordo com o coordenador do Altas ODS Amazonas, docente Henrique dos Santos Pereira, o ponto de partida é tornar a agenda 2030 a mais popular possível. “Essa é uma agenda mundial e de todos. Por isso, precisamos pensar qual a forma que os governos nacionais, locais, organizações da sociedade civil e instituições como a Ufam podem e devem colaborar para atingir os objetivos definidos pela ONU. O Atlas soma-se a esse esforço de popularizar a Agenda 2030”, explica.  O professor lembra também que essa pesquisa possibilita a Ufam ter contato direto com os diferentes agentes da sociedade (governos, organizações não governamentais, instituições e o cidadão em geral), já que o Atlas reúne em um só lugar centenas de bases de dados. 

Segundo o pós-doutorando da Ufam, Danilo Egle Santos Barbosa, o lançamento da plataforma foi um passo significativo e mostra que esse é um projeto colaborativo que aproxima instituições diversas.“A nossa meta inicial era lançar um indicador por mês, mas percebemos, a partir dos estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que podemos diminuir esse tempo. Os alunos de mestrado do PPGCASA/Ufam participarão da pesquisa e é provável que a gente consiga lançar três indicadores por mês, diminuindo assim o tempo de implementação total do Atlas”, explica. O pesquisador enfatiza, ainda, que a Ufam oferecerá aos municípios, de forma individualizada, dados para priorizar as emergências. A partir daí, é possível pensar políticas públicas focadas nas reais necessidades de cada cidade.    

Neste primeiro momento, o Atlas dos ODS Amazonas apresenta alguns indicadores (níveis de extrema pobreza, desmatamento, intoxicação por agrotóxico, entre outros) e prevê a adição, ao longo dos meses, de outras evidências, a partir do desenvolvimento da pesquisa na disciplina de Indicadores Socioambientais com alunos do Programa.

Lançamento

Na solenidade de lançamento da plataforma estavam presentes gestores da administração pública municipal, estadual e da sociedade civil organizada. A professora da Ufam, Therezinha de Jesus Pinto Freixe, representando o reitor Sylvio Mário Puga Ferreira, falou do papel da Ufam em oferecer a sociedade projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. “O Atlas ODS Amazonas é uma forma da Universidade devolver para a sociedade os investimentos que são feitos na instituição. Esse mapa interativo contribuirá com as análises de riscos feita pelos órgãos públicos e também para alertar as realidades que precisam ser investigadas. Além, claro, de deixar os dados disponíveis para qualquer cidadão”, lembra.

A secretária executiva da Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência e Tecnologia e professora da Ufam, Tatiana Schor, disse que um dos desafios da administração pública é incorporar ao planejamento do Estado as pesquisas produzidas em instituições como a Ufam. “O Atlas será uma ferramenta de planejamento e fará parte da matriz de informações do governo que servirá nas tomadas de decisões da secretaria. Isso é um passo qualitativo nas decisões, pois teremos informações consolidadas e individualizadas das necessidades de cada município”, informa.       

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson Oliveira, pautas relacionadas a Agenda 2030 da ONU são fundamentais para ampliar a divulgação. “Unificar informações das várias bases de dados, tendo como base a agenda 2030, possibilita ao poder público um norte para as ações”, diz.  Já o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Assis Corrêa Pinheiro, lembrou que ferramentas em prol do desenvolvimento da Amazônia são bem-vindas. “É fundamental pensar na Amazônia de forma grandiosa e a academia é uma ótima aliada nesse esforço de manter o desenvolvimento sustentável da região”, conta.

Segundo a gestora da plataforma Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDSN) Amazonas, Carolina Ramírez, o Atlas ODS Amazonas oferece uma linha base para saber qual é a situação dos municípios. “Com os dados em um só lugar, podemos saber quais são as soluções de acordo com cada objetivo para desenvolvimento sustentável. A SDSN Amazonas está mapeando as soluções e com o Atlas é possível termos as causas de forma transparente. Essa parceria pode levar aos municípios soluções inovadoras e sem precisar de um grande investimento para aplicá-las”, finaliza.

Sobre os ODS da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil também assinou o compromisso de melhorar seus indicadores até 2030.

Mais informações: https://www.atlasodsamazonas.ufam.edu.br/

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Mais de 5 mil empresas caem na malha fina e devem R$ 1 bilhão

Recommended

Em Manaus, projeto promove dia de beleza para venezuelanas

7 anos ago
Jander Lobato destaca participação ativa em todas as ações da Comissão da Mulher da CMM

Jander Lobato destaca participação ativa em todas as ações da Comissão da Mulher da CMM

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia