O evento integra a campanha Faça Bonito, apoiada pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil da JT
A Vara do Trabalho de Coari realizou no último dia 7 de maio, às 10h, em sua sede, ato público visando divulgar a Campanha Faça Bonito, a qual tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.
A campanha tem o apoio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, cujos gestores regionais são a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela e o juiz do trabalho Igo Zany Nunes Corrêa.
Em Coari, o ato público foi organizado pela Vara do Trabalho daquele município em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, representada pelo advogado Cleyson Dantas, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Coari.
A juíza titular da VT de Coari, Sâmara Christina Souza Nogueira, explicou o motivo da campanha durante a abertura do evento: mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Palestra e dinâmica
A psicóloga Margarida Carvalho Rocha, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Coari, apresentou palestra sobre as políticas adotadas pelo município no enfrentamento da questão da exploração sexual, bem como no combate ao trabalho infantil.
Também foram feitas dinâmicas com o público, envolvendo os participantes com o debate do tema.
Em uma dessas dinâmicas, todos receberam a flor tema da campanha (que faz remissão à fragilidade e pureza das crianças), com um chocolate e o convite para que ampliassem o debate com suas respectivas redes de relacionamento: em suas casas (com seus familiares), em seus ambientes de trabalho (com seus funcionários, com seus clientes, divulgando no mural ou nos diálogos diários de segurança), nas igrejas em que frequentam, pois todos podem FAZER BONITO!
Em um segundo momento, com o intuito de divulgar os canais de denúncia (o disque 100 e o aplicativo de celular Proteja Brasil), foi lançado um desafio: a primeira pessoa que mostrasse o aplicativo baixado em seu celular ganharia um bolo, a ser retirado na VTC no próximo dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A advogada Luciana Caxeixa Alfaia foi a ganhadora do prêmio.
Divulgação da campanha
Participaram do ato público advogados, jurisdicionados (que estavam usando as fitinhas laranjas) e toda a equipe de trabalho da Vara de Coari, que estava vestida com as camisas alusivas ao tema da campanha.
Ainda como parte da divulgação da Campanha Faça Bonito, a Vara do Trabalho de Coari realizou no dia 8 de maio, às 15h, uma palestra no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), com os alunos do ensino médio daquela instituição. Ainda como parte da programação, serão realizadas ações em Codajás, juntamente com o calendário de itinerância, no Centro Social Irmã Serafina e na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga, conhecida como Escola Padrão de Ensino Médio no município.
Confira a galeria de imagens.
ASCOM/TRT11
Texto: VT de Coari com edições da Ascom
Fotos: VT de Coari
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
ascom.11@trt11.jus.br
Tel. (92) 3621-7238/7239