Carros, ônibus e até motocicletas elétricas já são uma realidade na Europa, Estados Unido e Japão. São veículos com tecnologia de última geração que por aqui ainda estão restritos às novidades dos salões de automóveis ou a projetos experimentais.
A indústria automobilística brasileira ainda foca na produção de carros à combustão. A Anfavea, entidade que reúne os grandes fabricantes de veículos no país, aponta problemas para a produção de veículos elétricos, como a falta de infraestrutura de abastecimento para carros híbridos e elétricos e a alta carga tributária para importação de carros inteligentes.
O Governo federal aprovou no final de 2018 o Rota 2030 – um projeto que define as regras para produção de veículos nos próximos anos. Mas a discussão sobre carros elétricos ainda está longe de ser o tópico principal.
Por que o Brasil ainda não entrou na busca definitiva por carros inteligentes, que poluem menos? Por que os impostos para importação e fabricação de carros, ônibus e caminhões elétricos ainda são altos no país? E que caminhos podem ser adotados para que o Brasil avance nessa questão?
Convidados:
Rogério Markiewicz – diretor da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEI);
Márcio Muniz de Farias – diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB);
(Por Skype) – Thiago Sugahara – vice-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE);
(Por telefone) – Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) – presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O repórter Tiago Ramos faz entrevistas ao vivo no centro de Brasília.
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