Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) destacaram, durante grande expediente, nesta terça-feira (18/5), o início da vacinação contra a covid-19 para trabalhadores da Educação das esferas municipal, estadual, federal e particular, a partir de quarta-feira (19/5). A discussão foi conduzida pelo líder do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na Casa Legislativa, vereador Marcelo Serafim (PSB).
“A campanha de imunização em Manaus ganhará um gás importante nessa semana com a imunização dos educadores. Mérito ao prefeito David Almeida, a secretária Shádia, ao governador Wilson Lima, que se contrapuseram a determinação do PNI de vacinar preso antes do educador, da força de segurança, na frente da força de trabalho, dos industriários, dos rodoviários, o que tange um verdadeiro absurdo por parte do Ministério da Saúde”, criticou Marcelo Serafim.
Os parlamentares defenderam a imunização prioritária de todos os trabalhadores antes das pessoas do sistema carcerário. O vereador Caio André (PSC), informou que, vai enviar uma indicação ao prefeito de Manaus, solicitando a mudança na ordem de vacinação dos grupos. “Levaremos, juntos, ao prefeito David Almeida, ao governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para que nós tenhamos essas forças produtivas vacinadas antes dos presidiários. É fato e lógico, que estejam vacinados e aptas a voltar ao trabalho de forma segura”, disse.
O vereador Eduardo Alfaia (PMN) defendeu ainda o retorno do critério de idade para o avanço da vacinação na capital. “Gostaria de fazer um apelo porque esse sim é o critério mais justo, que é o da idade. Se torna muito mais fácil, a informação é muito mais esclarecedora, o critério é mais justo porque a pessoa que tem cinquenta e nove anos, vejo tão vulnerável quanto o que tem sessenta. Sem dúvida, traria uma velocidade muito maior nesse processo de vacinação e facilidade na comunicação”, concluiu.
Imunização
A decisão de imunizar os trabalhadores da educação das redes municipal, estadual e federal do ensino básico e superior, veio após a Justiça Federal determinar o envio de doses para imunização desses profissionais. A Prefeitura de Manaus estabeleceu um cronograma, que terá início, nesta quarta-feira (19/5), com os profissionais da rede municipal de ensino, nos sete pontos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A vacinação dos grupos continua até sábado (22/5). A pasta de saúde vai vacinar, nesta etapa, os professores e servidores que atuam no ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e de jovens e adultos) e no ensino superior, conforme as prioridades definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
Os trabalhadores do ensino básico representam o 18° grupo prioritário elencado pelo Ministério da Saúde (MS), e os do ensino superior, o 19° grupo. Até o momento, na plataforma Imuniza Manaus, estão cadastrados 16 mil trabalhadores de educação das três esferas.
Texto: Naine Carvalho – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Vereadores destacam início da vacinação dos trabalhadores da educação contra Covid-19 apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.