Uma comitiva formada pelos vereadores Professora Jacqueline (Podemos), Professor Samuel (PL), Sandro Maia (Dem), Raiff Matos (DC), Allan (PSC), Eduardo Alfaia (PMN), Jander Lobão (PTB), Marcelo Serafim (PSB), líder do prefeito da Câmara, e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Fransuá (PV), participou nesta quarta-feira (11/8), do lançamento do “Plano de Valorização dos Profissionais da Educação”, na sede da prefeitura de Manaus.O plano, apresentado pelo prefeito de Manaus, David Almeida e pelo titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, vai beneficiar servidores do magistério e de setores administrativos da rede municipal de Educação, com Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs), que embora estivesse em vigor desde dezembro de 2011, ainda não está sendo cumprido pelo Executivo. Os recursos inicialmente são da ordem de R$ 40 milhões, o que inclui, nesse valor, débitos retroativos.
“Esse benefício não deve ser proporcionado aos trabalhadores como sendo um favor, por meio de apadrinhamento. É um direito e iremos garanti-lo a todos. Daremos aos professores, a maior progressão da história da prefeitura de Manaus”, garantiu David.
Até o final deste ano, aproximadamente 4 mil servidores da Semed serão beneficiados com 6 mil progressões. Atualmente, a rede municipal de ensino possui 14.140 servidores estatutários, que, até o final da gestão do prefeito David, terão as vidas funcionais atualizadas.
“A prefeitura de Manaus está corrigindo um erro que era o acumulo de progressões e negando aos profissionais da educação um benefício que era é direito da categoria”, afirmou o vereador Fransuá.
A vice-presidente da Comissão de Educação, vereadora Professora Jacqueline, disse que a medida adotada pela prefeitura representa um incentivo, principalmente, nesse período de pandemia. “O auxílio financeiro ajuda os professores na sua preparação, nos vimos durante a pandemia o esforço que esses profissionais se submeteram, se reinventando ministrado aulas on-line”.
“Essa valorização, enriquece, mexe no íntimo, porque estamos atravessando um momento delicado no mundo inteiro e a cidade de Manaus avança muito, com vacinação e recuperação financeira”, enfatizou o vereador Professor Samuel (PL).
Concurso
Pauderney Avelino, anunciou concurso para professor na rede municipal. Segundo ele, há um déficit na rede de 2.500 profissionais. “Um projeto de lei deve ir à Câmara Municipal esta semana”, disse. A intenção da pasta é criar 3.500 vagas. “Após aprovar a Lei, a prefeitura vai chamar 1.700 dos aprovados em cadastro reserva do último concurso.”
Texto e foto: Naira Nascimento – Dircom/CMM