MARCO CALEJO
HOME OFFICE
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (11/8), vereadores da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram no Plenário 1º de Maio. De forma presencial e por meio virtual, parlamentares se manifestaram sobre temas diversos. A sessão foi presidida pelo vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS).
Virada da Vacina
Da tribuna do Plenário 1º de Maio, a vereadora Sandra Tadeu (DEM) destacou a Virada da Vacina, operação que a Prefeitura de São Paulo promoverá no sábado (14/8) e no domingo (15/8) para vacinar jovens de 18 a 21 anos contra o coronavírus.
“Essa operação será iniciada no sábado, às 7h, e vai virar a madrugada, terminando no domingo às 17h. Nós temos uma faixa de 600 mil pessoas com idade de 18 a 21 anos. É muito importante a vacinação”, disse Sandra, que chamou a atenção para cuidados com a circulação da variante Delta.
Sandra Tadeu relembrou ainda a importância de evitar aglomerações, utilizar a máscara e manter a higiene das mãos. Os pontos de vacinação estarão espalhados pela cidade. Confira os locais para tomar a vacina aqui.
Mobilidade urbana
Também da tribuna do Plenário, o vereador João Jorge (PSDB) discursou sobre mobilidade urbana. O parlamentar citou o BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de ônibus que opera em faixas exclusivas e com a capacidade de oferecer mais rapidez no trânsito.
João Jorge explicou que a Prefeitura de São Paulo vai implantar esse tipo de modal na capital paulista. “Eu tenho aqui a alegria de anunciar que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai construir o primeiro e verdadeiro BRT na cidade de São Paulo. Ele vai sair da Radial Leste, pela Avenida Aricanduva, e vai até São Mateus”.
O parlamentar afirmou ainda que o prefeito “já viabilizou o recurso, já tem projeto e ele vai licitar esse BRT. O passageiro deixa o carro em casa para andar no BRT, porque ele é rápido”.
Plano Diretor Estratégico
A vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) aproveitou os cinco minutos do Pequeno Expediente para se posicionar contrariamente à revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico) de SP, que está previsto para ser discutido na Câmara neste ano.
A parlamentar entende que devido à Covid-19, este não é o momento ideal para discutir o projeto. De acordo com Silvia, a participação popular nas audiências públicas virtuais ficará comprometida e irá prejudicar o debate.
“É por isso que nós somos contrários à revisão do Plano Diretor neste momento, enquanto durar as restrições de participação presencial da população, principalmente a população que precisa de moradia popular, a população da periferia, a população pobre e a população trabalhadora”, disse a vereadora.
PDE
O PDE planeja o desenvolvimento da cidade para os próximos anos. O Plano Diretor trata, por exemplo, de mobilidade urbana, habitação social, além de questões relacionadas às políticas ambientais e à preservação do patrimônio histórico. Na capital paulista, a última revisão do Plano Diretor foi feita em 2014.
Enchentes
Já o vereador Alessandro Guedes (PT) utilizou a tribuna do Plenário para cobrar obras de infraestrutura para combater as enchentes provocadas pelas chuvas na região do Jardim Helena, no extremo Leste da capital paulista.
Guedes disse que recentemente os vereadores do Partido dos Trabalhadores se reuniram com o prefeito Ricardo Nunes para apresentar demandas da cidade. E entre os itens da pauta da reunião, estava a dificuldade enfrentada pelos moradores da região com os alagamentos.
O parlamentar falou que o prefeito se comprometeu em ir presencialmente ao local para avaliar a situação. “Eu quero que ele (prefeito) veja, para que o coração sinta a dor que aquele povo sente toda época de chuva. Seja verão ou inverno, é enchente, é casa alagada, são móveis perdidos, é morte”.
Sessão Plenária
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (17/8) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à íntegra da Sessão Plenária desta quarta-feira neste link.