O vereador Wallace Oliveira (Pros) se pronunciou sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com intuito de relembrar e conscientizar as pessoas sobre o tema, durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (18/05).“Venho hoje a tribuna da Câmara Municipal neste dia 18 de maio que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data emblemática e que deve ser relembrada todos os dias em defesa das crianças e adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.”, disse o vereador.
O parlamentar citou o motivo do dia 18 de maio ser escolhido para tratar tal assunto. “Essa não é uma data escolhida aleatoriamente. A sua existência se dá porque, em 18 de maio de 1973, um fato lastimável ocorreu com a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, que no Espirito Santo foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime, lamentavelmente, ficou impune”.
Wallace Oliveira afirmou que a sociedade precisa refletir sobre as políticas públicas existentes sobre o assunto.
“É nessa linha que hoje trago a nossa voz para que a sociedade reflita, cada vez mais, nas políticas públicas necessárias para que esse tipo de situação continue ocorrendo, eu digo continue porque, infelizmente, os números que chegam são absurdamente altos, que retratam esse tipo de violência e o que não está sendo feito para preservação destes cidadãos”.
O vereador comentou ainda que a maioria dos casos acontecem dentro do ambiente familiar ou por pessoas próximas às vítimas.
“Na maioria das vezes, de forma lamentável, essa violência acontece dentro de casa ou por pessoas muito próximas àquela família. Isso nos dá um direcionamento da preocupação que precisamos ter no sentido de blindarmos as nossas famílias, lares, casas para se criar uma rede de proteção, com objetivo de que fatos como o citado não sejam corriqueiros”.
Wallace Oliveira fez referência a capacidade de autoproteção reduzida das crianças em relação as pessoas com intenções maléficas e que os adultos é que devem ter esse cuidado constante.
“Isso acontece porque a criança tem um nível de defesa muito baixo, ela é muito suscetível a qualquer movimentação, ela estabelece facilmente uma relação de confiança; elas não tem os parâmetros de segurança que um adulto possui para identificar uma possibilidade de perigo. Então nós adultos precisamos garantir essa segurança e proteção todos os dias”, defendeu Wallace oliveira.
O vereador afirmou que como representantes populares dentro do Parlamento Municipal, os vereadores e vereadoras precisam legislar, também, para assegurar o bem estar e proteção das crianças e adolescentes.
“Os números existem e são assustadores, trazendo para nós uma preocupação latente no sentido de que nós entes públicos, trazidos pelo voto da população, possamos legislar durante quatro anos criando leis e políticas públicas que tragam segurança e proteção, também e principalmente, das crianças e adolescentes”, enfatizou.
Ao encerrar, o parlamentar externou sua preocupação sobre as crianças e adolescentes que ficam nos semáforos e ruas da cidade de Manaus.
“Quero encerrar meu pronunciamento deixando aqui minha preocupação quanto às crianças e adolescentes que estão nos semáforos e ruas de Manaus. É impressionante a quantidade delas que vemos diariamente, isso se torna muito propício para um aliciamento ou ato libidinoso na direção das mesmas e, possivelmente, uma violência sexual contra alguma delas”, finalizou.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM