O vereador Wallace Oliveira (Pros) demonstrou preocupação em relação aos altos números de acidentes de trânsito na cidade de Manaus, durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (25/05).“Eu venho a tribuna, nesse Grande Expediente, para trazer a minha preocupação com relação ao crescimento absurdo dos índices de acidentes de trânsito na cidade de Manaus. Todos os dias, através da mídia, temos as informações desses dados alarmantes”, afirmou o vereador.
O parlamentar comentou que algumas vias de Manaus estão sendo transformadas em locais de corridas ilegais, popularmente conhecidas como “pegas” ou “rachas”, muitas delas anteriormente monitoradas, e que essas ações geram riscos para os envolvidos, assim como, para outras pessoas.
“Nós temos vias na cidade de Manaus que estão sendo transformadas em pistas de arrancadas, pegas ou rachas na gíria popular, e isso tem trazido consequências muito ruins: luto de famílias, pessoas comprometidas na saúde, entre outras situações preocupantes. Quando olhamos para tudo isso, vamos perceber que essas vias usadas dessa forma, antes eram monitoradas por radares, sendo isso o que inibia a ação dessas pessoas, que além de colocarem suas próprias vidas em perigo, também incluem pedestres, ciclistas”, disse.
Wallace Oliveira citou o caso de uma ciclista que estava na faixa própria e foi atropelado por um carro desgovernado numa via de grande circulação da capital amazonense.
“Vinte dias atrás, aconteceu o atropelamento de um ciclista, de forma estúpida, na Avenida das Torres. O cidadão trafegava na faixa própria quando foi atropelado e morto por um veículo em alta velocidade o que estabeleceu aquele acidente fatal”.
O vereador pediu dos órgãos de competência um olhar mais sensível e atencioso para esses crescentes números de acidentes de trânsito em Manaus.
“Hoje a minha intervenção neste momento é de pedir que os institutos competentes de trânsito estabeleçam um olhar necessário para esses números, visto eles serem preocupantes, estes mostram óbitos, pessoas afastadas do trabalho e outras atividades, e algumas delas até impossibilitadas definitivamente de prosseguir devido deficiências locomotoras”.
O parlamentar solicitou do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), aos órgãos de fiscalização como o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am) ações a fim de diminuir tais índices.
“Quero pedir do Immu e até do Detran-Am, o qual estamos enviando uma Indicação, para que olhem para essas situações porque os números são muito preocupantes. Desejo com isso que vidas sejam protegidas e outras famílias não percam mais um ente querido dentro da nossa cidade”, finalizou.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM