O vereador Wallace Oliveira (Pode) mostrou preocupação sobre os casos de violência contra crianças na capital amazonense e também em outros estados da Federação, na manhã de quarta-feira (19/6) na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Wallace Oliveira disse que a violência tem afetado toda a sociedade, sem distinção. “Venho a essa tribuna para relatar a violência que tem acontecido em todas as camadas da sociedade, e mais especificamente falar da violência contra as crianças, o que a mídia tem se omitido de divulgar com veemência em relação a outros assuntos”.
O parlamentar citou o caso do menino Rhuan, de apenas 9 anos,, assassinado pela mãe e pela companheira dela. “Tivemos um caso deplorável onde o menino Rhuan Maicon foi brutalmente assassinado e esquartejado, e eu digo que não vimos a reverberação da importância desse caso, infelizmente o caso ficou despercebido por grande parte da mídia e dos grandes debates. Precisamos refletir profundamente do por quê desse silêncio”, afirmou.
O vereador disse que respeita todas as causas, mas questionou a falta de ênfase na divulgação do caso do menino Rhuan. “Sempre tive por princípio de vida, o respeito por todas pessoas e causas. Tempos atrás, um animal foi morto dentro de um supermercado e a mídia divulgou todos os dias tal fato, gerando grande comoção no país, e eu concordo, pois foi cometida uma atrocidade. Porém, uma criança foi cruelmente mutilada, assassinada e esquarteja e a grande mídia está quieta”, enfatizou a atuação da mídia.
Na mesma linha, Wallace Oliveira falou sobre o caso do menino David dos Santos, 7 anos, morto pelo pai no dia 12 de junho de 2019. “Aqui na cidade de Manaus, o pequeno David de 7 anos foi estupidamente assassinado pelo próprio pai. Conforme o delegado encarregado pelo caso, existe a possibilidade que a criança ainda estivesse viva quando foi enterrada pelo criminoso. Tristemente, isso foi aqui na nossa cidade!”.
O parlamentar ressaltou que o valores éticos e o respeito pelo próximo estão se perdendo nos relacionamentos de maneira geral, e como representantes do povo, o vereadores precisam externar e lutar contra isso. “Muitos valores éticos e o respeito ao próximo estão sendo perdidos dentro desse processo de violência que acontece em todos os lugares, inclusive dentro da família, isso é preocupante e lamentável. Nós precisamos combater e ser porta-voz de tudo isso dentro desta Casa para que ecoe na sociedade e os órgãos competentes estejam, verdadeiramente, comprometidos com ações mais preventivas do que corretivas”.
Por fim, Wallace Oliveira insistiu que a sociedade e o poder público precisam tomar uma posição mais firme sobre essa situação, pois as crianças são muito mais frágeis do que um adulto. “Precisamos nos posicionar, sociedade e poder público, dentro desse processo. As crianças possuem um nível de defesa muito menor do que de um jovem ou adulto, ficando a mercê de criminosos como os que assassinaram o pequeno Rhuan e David. E eu pergunto novamente o por quê de toda essa omissão de grande parte da mídia nacional, e digo ainda que essa é uma omissão criminosa em relação a casos dessa natureza”.
Crédito do texto: Thiago Motta (Assessoria do V[vereador Wallace Oliveira)
Crédito da foto: