O vereador Wallace Oliveira (Pros) prestou solidariedade ao ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça, por fala discriminatória do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, contra postagem do ministro.Durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (14/07), o parlamentar se solidarizou ao ministro e lamentou a fala pejorativa do presidente da OAB nacional.
“Hoje, usando minha prerrogativa de falar neste Pequeno Expediente, quero trazer minha solidariedade ao senhor André Luiz de Almeida Mendonça, ministro da AGU, devido fala discriminatória do presidente da OAB sobre um agradecimento feito pelo ministro, que citava Deus, família, líderes religiosos que se relaciona. Lamento muito essa afirmação infeliz”, disse o vereador.
Wallace Oliveira citou a fala de Felipe Santa Cruz que disse “ser uma vergonha a exploração da religião para ser ministro”, isso após o ministro André Luiz agradecer em rede social ter sido indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Essa fala é um aberração, que não podemos deixar de reverberar. Dentro da fala do presidente da OAB há, sem dúvida nenhuma, um nível de intolerância que não podemos admitir. Pelo simples fato de agradecer a Deus, o ministro foi atacado dessa maneira; e depois os cristãos são os intolerantes?”, questionou.
O vereador comentou o direito que todos os cidadãos possuem, garantido pela Constituição Federal em artigo 5°, parágrafo VI, da liberdade de consciência e crença.
“Quer dizer que alguém que tem a prerrogativa constitucional de poder manifestar o seu credo, estabelecido na Constituição, ao agradecer a Deus é tratado dessa forma? Quais valores estão querendo perder nesse país? Que guerra religiosa é essa que pessoas teimam em dizer que está acontecendo? Isso é um absurdo”, externou.
Por fim, o parlamentar reiterou sua solidariedade ao ministro da AGU. “Quero novamente deixar minha solidariedade ao ministro a minha solidariedade como parlamentar da Câmara Municipal de Manaus, como pai de família, como cristão que sou. Dizer a ele que em momento nenhum deve se envergonhar; nessa situação, ele dá um importante exemplo de alguém que tem a coragem de agradecer a Deus dentro do nosso cenário político”, encerrou.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador