O vereador Wanderley Monteiro (Avante), propôs nesta terça-feira (06/4), o Projeto de Lei Nº 114/2021, que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Dia do Portador da Síndrome de Tourette. De acordo com o PL, a comemoração da data seria na primeira semana do mês de junho, no dia 07. O projeto ainda determina que seja realizado eventos, palestras, seminários e debates relacionados a síndrome.O parlamentar disse que apesar de ser desconhecida por muitos, a sociedade precisa se preparar para procurar diagnóstico precoce e assim, evitar possíveis danos e traumas por falta de informação. “É uma síndrome bem desconhecida que deve ser lembrada por nós, parlamentares e pelo poder público. Temos que informar sobre a doença para que não haja preconceito, piadinhas maliciosas e bullyng contra as crianças e adolescentes portadores da síndrome”, disse o autor do projeto.
A Síndrome de Tourette é uma doença que se manifesta durante a infância ou adolescência e é caracterizada por movimentos involuntários e repetitivos, podendo ser motores ou vocais, simples ou complexos.
Em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos.
Texto: Rafael Simões – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM