quinta-feira, junho 26, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

MPF e DPE-PR participam de audiência pública sobre alimentação

por marceloleite
22 de abril de 2021
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
6
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Geral

22 de Abril de 2021 às 15h25

MPF e DPE-PR participam de audiência pública sobre alimentação

Encontro visa debater projeto de lei de Curitiba (PR) que disciplina o trabalho de distribuição de refeições por entidades particulares

Na imagem, observa-se mãos de uma pessoa passando a marmita para as mãos de outra pessoa.


Imagem: iStock.com

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) participam nesta quinta-feira (22) de audiência pública virtual para debater o projeto de lei que institui o Programa Mesa Solidária em Curitiba (PR). O projeto disciplina o trabalho de distribuição de refeições por entidades particulares.

Os ministérios públicos Federal e do Trabalho e as defensorias públicas da União e do Estado do Paraná emitiram uma nota técnica sobre a proposta de lei que institui o Programa Mesa Solidária em Curitiba. Confira a íntegra.

PUBLICIDADE

As instituições se colocam contrárias à proposta legislativa em questão. A nota técnica conclui, entre outros, que “O Estado tem de garantir a segurança alimentar, porém este é justamente o princípio ferido pela proposição em análise, ao vedar ou obstaculizar que a sociedade civil e os órgãos de controle social também se somem, de forma incentivada e desburocratizada, em iniciativas na consecução dos direitos fundamentais.” O documento ressalta ainda que “o alegado controle nutricional e sanitário pode ser realizado por medidas de orientação e apoio aos doadores e acompanhamento nos locais de produção dos alimentos, numa ação de propósitos cooperativos e não restritivos”.

Ao fim, os órgãos colocam ainda cinco recomendações ao município de Curitiba, entre elas “a cooperação com as entidades e organizações da sociedade civil que promovem doações de alimentos, oferecendo-lhes suporte, orientação e acompanhamento, respeitando-se a autonomia organizacional e vedando-se o cerceamento ou restrição às suas atividades solidárias e humanitárias”.

O MPF está sendo representado na audiência pela procuradora Regional dos Direitos dos Cidadãos, Indira Bolsoni Pinheiro, que também assina a Nota Técnica conjunta Nº 03/2021/NUCIDH/DPPR.

Pedido de audiência em março – A audiência atende um pedido dos Ministérios Públicos Federal e do Trabalho e as Defensorias Públicas da União e do Estado do Paraná que enviaram, em 31 de março, um ofício ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kusma, propondo que o Projeto de Lei que institui o Programa Mesa Solidária em Curitiba não tramite antes de ser realizada uma audiência pública. Leia a íntegra da matéria. 

Assuntos: JustiçaMinistério Público Federal
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Ponto de Mutação vence festival da Semana da Canção Brasileira

Recommended

Senado aprova criação da Frente Investe Brasil

Senado aprova criação da Frente Investe Brasil

4 anos ago
Pronunciamento do Deputado Gil Diniz – PSL – 28/05/2019

Pronunciamento do Deputado Gil Diniz – PSL – 28/05/2019

6 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia