sexta-feira, junho 20, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Judiciario

Cartilha do TJAM que aborda conceito e medidas de combate ao assédio e à discriminação no ambiente profissional já está disponível para consulta

por marceloleite
27 de julho de 2021
no Judiciario
0
Cartilha do TJAM que aborda conceito e medidas de combate ao assédio e à discriminação no ambiente profissional já está disponível para consulta
0
Compartilhamentos
12
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Os profissionais do Tribunal de Justiça do Amazonas também poderão encaminhar sugestões e informações através de dois e-mails.


Arte AssedioO Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário amazonense, presidida pela desembargadora Carla Reis (vice-presidente da Corte), está lançando uma cartilha que traz esclarecimentos e orientação sobre a política instituída pela Resolução n.° 351, de 28 de outubro de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A publicação, que tem como público-alvo magistrados (as), servidores (as) e estagiários (as) será disponibilizada, inicialmente, em meio digital, na intranet e também no portal da Corte.

Com o tema “Assédio não é doença! Mas provoca danos e adoece”, a cartilha busca orientar sobre a garantia dos direitos; contribuir para o enfrentamento do problema e conscientizar sobre essa questão. De forma didática e simples, a edição traz definições a respeito dos tipos de assédio; conceitos; atos mais comuns; as consequências do assédio; e a quem reportar. A edição também aborda as situações relacionadas à discriminação, bem como as resoluções que tratam desse assunto.

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJAM é presidida pela desembargadora Carla Reis e também conta com a desembargadora Graça Figueiredo, como vice-presidente. É composta, ainda, por juízes (as), servidores (as), terceirizados (as) e representantes das entidades sindicais. Conforme a cartilha, o TJAM tem como missão institucional “realizar justiça com acessibilidade e de forma igualitária à sociedade”, promovendo um Judiciário efetivo e ágil na garantia dos direitos, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e regionais. “Sendo assim, tal premissa deve existir em sua estrutura interna a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do Poder Judiciário”, conforme trecho do documento.

Assédio

Além do assédio moral, a cartilha orientativa também aborda o assédio sexual, com a definição dada pelo Código Penal Brasileiro, em seu art. 216-A: “constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.

Uma modalidade mais atual, também abordada pela cartilha, é o assédio virtual (cyberbullying, no termo em inglês), que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.

Discriminação

Preconceito é a palavra utilizada para definir a prática da discriminação, traduzida pela ideia prévia e negativa sobre algo. As formas de discriminação e todas as Resoluções do CNJ que abordam a temática da discriminação/inclusão estão indicadas no conteúdo da cartilha, que alerta as vítimas para que não tenham medo de denunciar e orienta que as denúncias devem ser feitas a um superior hierárquico, à Corregedoria, à Ouvidoria ou para a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assedio Moral, Sexual e Discriminação.

Em caso das denúncias consideradas procedentes, podem ser abertos sindicância e processo administrativo disciplinar, além da responsabilização civil e criminal.

Novo canal

Jéssica Fonseca Barker Bastos, coordenadora de Projetos e Processos, da Secretaria de Planejamento do TJAM, e que integra a comissão como membro representante do Primeiro Grau, destaca que foram criados dois e-mails, para receber sugestões e queixas do público interno relacionados aos temas acompanhados pela Comissão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para demandas relacionadas ao Primeiro Grau); e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para demandas relacionadas ao Segundo Grau).




Sandra Bezerra 

Arte: Everson Santiago

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

PUBLICIDADE
Assuntos: JustiçaTribunal de justiça do Estado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Polícia Federal faz operação para combater contrabando de ouro

Recommended

Governo vai destinar recursos para Adutora do Agreste

Governo vai destinar recursos para Adutora do Agreste

6 anos ago
Doadores de sangue receberão mudas de plantas em agradecimento

Doadores de sangue receberão mudas de plantas em agradecimento

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia