A crise na administração da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) motivou dois senadores a convidar o embaixador Mario Vilalva, ex-presidente da agência, a prestar esclarecimentos à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Em seu requerimento de convite a Vilalva, o senador Jaques Wagner (PT-BA) ressalta que, em menos de três meses, a Apex teve dois presidentes, o que pode afetar o cumprimento da missão institucional da entidade. A agência se destina a valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior e estimular a competitividade das empresas nacionais através de várias ações de apoio.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também apresentou à CRE requerimento para convite a Mario Vilalva. Os dois requerimentos serão votados na reunião da CRE agendada para esta quinta-feira (2).
Outras pautas
Também está prevista na mesma reunião a votação, em caráter não-terminativo, do Projeto de Decreto Legislativo 57/2019, originado na Câmara dos Deputados, que aprova o acordo de previdência social entre o Brasil e a Suíça, e do Projeto de Resolução 5/2019, do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Israel. Os relatórios, do senador Jaques Wagner e da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) são, respectivamente, pela aprovação dos projetos.
A CRE deverá votar outros três requerimentos de avaliação de políticas: de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), de integração física e logística na América do Sul, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e de defesa cibernética, do senador Esperidião Amin (PP-SC).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)