As baixas coberturas de vacinação registradas nos últimos anos permitiram o reaparecimento de doenças que já estavam eliminadas no Brasil, como o sarampo. Para fortalecer a vigilância e ampliar a cobertura vacinal no País, o governo federal estabeleceu um plano de ação, reunindo vários setores da sociedade em um movimento pró-vacinação. A medida faz parte das 35 metas prioritárias para os 100 primeiros dias de governo.
“Iniciamos a gestão, no atual governo, com taxas de imunização muito baixas. Elas atingiram um pico em 2003, mas, no geral, de lá para cá caíram ano a ano até chegarem perto de 80% no ano passado. Não é o patamar ideal. Temos que elevá-las a acima de 95%”, afirma o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Entre as medidas está a ampliação dos horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo as salas de vacina.
Digitalização
Para facilitar o acesso e dar maior transparência às informações estratégicas, foi desenvolvida a Plataforma Informação de Vigilância e Atenção em Saúde, que conterá dados sobre cobertura vacinal; mapa das UBS com sala de vacina por bairro; espaço de ouvidoria, entre outras funcionalidades. No início, a plataforma estará disponível para gestores e trabalhadores de saúde e, na segunda fase, será aberta à população.
O Ministério da Saúde também lançará edital de inovação tecnológica com o desafio do Zé Gotinha, em um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, unindo jovens na busca de soluções inovadoras voltadas ao enfrentamento dos desafios do Programa Nacional de Imunizações.
Programa Nacional de Imunizações
Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza gratuitamente 19 vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação, protegendo contra 18 doenças imunopreveníveis, cujo cuidado se inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. São vacinas seguras, que contemplam crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas. Por ano, o Ministério da Saúde aplica mais de 300 milhões de doses de vacinas na população brasileira.
100 dias de governo
Após o início da nova gestão, foram estabelecidas 35 metas prioritárias para os 100 primeiros dias de governo. As medidas trazem impactos significativos em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança e combate à corrupção.
Fontes: Planalto, com informações do Ministério da Saúde e Programa Nacional de Imunização