O vereador Caio André (PSC), realiza nesta sexta-feira (27/08), a partir das 9h, no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma audiência pública para tratar do desperdício de alimentos que ocorrem nas feiras da cidade. Participarão do evento o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror) Petrúcio Pereira de Magalhães, a titular da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Alessandra Campelo, e o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Frota Magalhães, além de institutos e movimentos comunitários.De acordo com o vereador, há um grande desperdício de alimentos nas feiras da cidade e entre os gêneros que são mais descartados, porém com possibilidades de uso e consumo, são os orgânicos. Ele destaca que apresentará durante a audiência um projeto que alia essa questão do descarte e o reaproveitamento dessas frutas e legumes que são jogadas no lixo.
“Essa audiência pública é de suma importância para a nossa cidade e todos os órgãos do sistema Sepror e também da Semacc, estarão conosco, onde apresentaremos um grande projeto para que nós possamos reaproveitar esses restos das feiras e combater o desperdício” explicou Caio.
Um assunto que também será pauta na audiência é o empreendedorismo comunitário através das cooperativas, associações e outras instituições das comunidades. Para Caio, a atuação dessas entidades poderá dar uma melhor organização aos alimentos que chegam nas feiras, logo isso resultará um bom aproveitamento das frutas e legumes. O vereador comentou ainda que o tema é muito importante, uma vez que várias pessoas passam por dificuldade alimentar no país.
“Esse desperdício de alimento é muito inoportuno, ainda mais no atual momento em que vivemos com a alta do desemprego e a população passa necessidades, também em virtude dessa famigerada pandemia que assola não só Manaus, mas o Brasil e o mundo e, nós ainda estamos desperdiçando grande parte dos alimentos produzidos aqui. A ideia é evitar o desperdício, reaproveitá-lo da melhor forma possível, e eu acredito que vãos alcançar esse objetivo após essa audiência”, finalizou.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador