A Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada Joana Darc (PR), premiou, na tarde desta sexta-feira (7), os vencedores do concurso Gabinete Sustentável 2019. Os ganhadores foram os gabinetes dos deputados Abdala Fraxe (Podemos) e Sinésio Campos (PT), que terminaram tecnicamente empatados a disputa, na pontuação final. Ambos receberam o certificado de reconhecimento como Gabinete Sustentável 2019.
A 1ª edição do Gabinete Sustentável foi uma ação desenvolvida pela Caama, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. O evento iniciou no dia 27 de maio e concluiu nesta sexta-feira com a apuração dos pontos dos concorrentes. Tratou-se de uma competição lúdica e educativa, que visou à conscientização e introdução, junto aos servidores dos gabinetes parlamentares, de hábitos voltados à preservação do meio ambiente. O objetivo dos organizadores, para a próxima versão, é incluir também a participação das comissões e departamentos da Aleam.
Durante onze dias, os servidores dos gabinetes tiveram que cumprir seis desafios: trocar copos descartáveis por copos/garrafas ou canecas reutilizáveis; fazer a separação do papel de rascunho e usar sempre que possível; realizar o plantio de uma muda de árvore; fazer uma atividade voluntária no decorrer da vigência do projeto; executar uma atividade física ao ar livre e realizar e documentar nas redes sociais um passeio de bicicleta.
A entrega dos certificados de reconhecimento aos vencedores aconteceu nos gabinetes dos deputados. A assessora da Caama, Vanessa Menezes da Silva, passou às mãos dos servidores o documento, parabenizando-os pela conquista e pelo grau de responsabilidade e colaboração com o meio ambiente sustentável. Ela avaliou como positivo o resultado da ação. “O resultado pra a gente foi bastante satisfatório, pois os gabinetes aderiram, na medida do possível, e todos buscaram cumprir os pré-requisitos, dedicando-se e fazendo coisas além do que estava escrito”, afirmou Vanessa.
Para a chefe de Gabinete do deputado Sinésio Campos, Elis Regina, o Gabinete Sustentável foi uma brincadeira levada a sério e muito agradável. “Acredito que a questão ambiental tem que ser levada a sério em qualquer lugar que a gente esteja, e a gente pode trabalhar a questão ambiental dentro do nosso ambiente de trabalho, fazendo pequenas atitudes e também dando exemplos”, afirmou Elis Regina.
Assessora de Comunicação do deputado Abdala Fraxe, Renata Fonseca ressaltou que toda a equipe do gabinete vestiu a camisa para fazer o melhor possível no decorrer da competição. “A gente teve mesmo uma preocupação de reduzir os copos descartáveis, fizemos a mudança da seleção do lixo, que não era exigência; separamos os descartáveis dos papéis recicláveis, os orgânicos; e a gente agradece por ter a Caama proposto esta mudança aqui pra gente, e que possa continuar”, destacou Renata.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Fotos: Matheus Ponce