KAMILA MARINHO
HOME OFFICE
Os vereadores da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo, durante reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (2/9), homenagearam os profissionais da Educação Física, os tradutores de libras e os psicólogos.
O presidente do colegiado, vereador Felipe Becari (PSD), também formado em Educação Física, falou da importância dos profissionais que prezam pela saúde e bem-estar da população. “Essa foi minha primeira formação, antes do Direito, de ingressar na Polícia Civil e atuar como vereador, trabalhei muito tempo com Educação Física, dos 19 aos 24 anos. O dia foi ontem (1/9), mas aproveitando que nossa Comissão trata de Saúde, quero deixar o meu abraço e meu carinho a todos da área de Educação Física, torcendo para valorizarmos essa profissão ainda mais”, disse Becari.
O vereador Rinaldi Digilio (PSL) lembrou que ontem também foi o Dia do Tradutor de Libras. “A gente vê pela TV Câmara que tudo o que os vereadores falam é acompanhado por intérpretes. Muitas vezes, a gente acaba não fazendo menção do trabalho deles, mas é a comunicação primordial que chega às pessoas que são surdas ou possuem alguma deficiência auditiva”, observou Rinaldi.
Já a vereadora Luana Alves (PSOL) lembrou o Dia do Psicólogo, comemorado na última sexta-feira (27/8). “Na sexta-feira passada, foi o Dia do Psicólogo, profissão da qual faço parte e que também é relacionada a esta Comissão. Acho bem bacana a gente reconhecer os dias que homenageiam os profissionais da Saúde”, disse Luana.
Pauta do Dia
Em pauta, os vereadores apreciaram e aprovaram os pareceres favoráveis de três PLs (Projetos de Lei). O relator das proposituras apreciadas foi o vereador Xexéu Tripoli (PSDB). Confira abaixo:
– PL 195/2020 – cria o Pro-Emprego – Programa Emergencial de Proteção aos Empregos, reduzindo impostos e constituindo benefícios aos setores do comércio e serviços, devido aos impactos da pandemia de Covid-19. A matéria tem autoria do vereador Fabio Riva (PSDB) e do ex-vereador Mario Covas Neto;
– PL 264/2020 – de autoria do vereador Rinaldi Digilio (PSL), a proposta dispõe sobre profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19 e determina a contratação de profissionais de psicologia pela rede municipal para o tratamento dos profissionais de Saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19;
– PL 41/2021 – viabiliza a vacinação contra a Covid-19 de pessoas que não conseguem ou não podem se deslocar até o posto de saúde mais próximo, e que se encontram em grupo de risco. O autor é o vereador Fernando Holiday (NOVO).
Prêmio Hely Lopes Meirelles
A vereadora Luana Alves (PSOL) foi indicada para compor a Mesa Julgadora da 2ª Edição do Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente, representado a Comissão de Saúde. A Sessão Solene está prevista para o dia 13/12.
De autoria do ex-vereador Reis (PT), o PR (Projeto de Resolução) 3/2016, estabelece a premiação que destaca os projetos voltados ao aprimoramento da gestão na cidade. Hely Lopes Meirelles é reconhecido como uma das principais referências do Direito Administrativo do Brasil.
Também participaram da reunião os vereadores Alfredinho (PT), Fabio Riva (PSDB), Juliana Cardoso (PT) e Xexéu Tripoli (PSDB). Para conferir a íntegra da reunião da Comissão de Saúde desta quinta-feira, transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube do Legislativo paulistano, clique aqui.